Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/42410
Title: | Classificação de pavimentos através de uma abordagem psicoacústica |
Author(s): | Freitas, Elisabete F. Soares, Francisco Emanuel Cunha Lamas, João Pedro Soares Albergaria Silva, Carlos César Loureiro Mouta, Sandra Santos, Jorge A. |
Keywords: | Incómodo Interação Pneu-Pavimento loudness Método CPX Ruído |
Issue date: | Apr-2016 |
Publisher: | Centro Rodoviário Português |
Citation: | Freitas E. F., Soares F., Lamas J., Silva C., Mouta S., Santos J. Classificação de pavimentos através de uma abordagem psicoacústica, 8º Congresso Rodoviário Português, 978-989-98338-2-1, 2016 |
Abstract(s): | Sumário O ruído rodoviário é um dos principais contribuintes para o ruído ambiente, o qual pode causar um impacto considerável sobre a saúde pública e a qualidade de vida das populações. No entanto, o ruído proveniente do tráfego rodoviário levanta várias questões, pois, se por um lado está associado a vários problemas de saúde e de bem-estar, por outro, a sua inexistência afeta a deteção das fontes sonoras, o que, consequentemente, constitui um risco para a segurança dos utilizadores das estradas. Assim, torna-se essencial classificar os pavimentos rodoviários não só com base em indicadores acústicos, mas também com base em indicadores psicoacústicos. Através do método da Proximidade Imediata (CPX) fez-se uma abordagem inovadora para a aquisição de ruído pneu-pavimento. Neste trabalho apresenta-se a caracterização acústica de cinco tipos diferentes de pavimento usando dois indicadores acústicos (nível de pressão sonora máxima e equivalente, com ponderação A) e um psicoacústico (Loudness) em função da velocidade. Cada variável foi relacionada com as respostas de vinte e seis indivíduos sobre a avaliação do incómodo quando submetidos a estímulos compostos pelos sons adquiridos. Como principais resultados, o Loudness mostrou ser uma variável mais sensível à velocidade do veículo e ao tipo de pavimento do que os indicadores acústicos, ajustando-se melhor às respostas individuais. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42410 |
ISBN: | 978-989-98338-2-1 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2314-ARTIGO_CRP_INCÓMODO submetido V1.pdf | 729,44 kB | Adobe PDF | View/Open |