Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42528

TítuloAdultos idosos no Brasil e envelhecimento ativo: Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte / Brasil
Outro(s) título(s)Older adults in Brazil and active aging: A case study in Rio Grande do Norte Federal Institute of Education, Science and Technology / Brasil
Autor(es)Xavier, Betânia de França
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveEducação
Envelhecimento
Lazer
Aprendizagem Significativa
Autonomia
Education
Aging
Leisure
Meaningful Learning
Autonomy
Data21-Abr-2016
Resumo(s)O estudo, ao buscar compreender a condição social do adulto idoso brasileiro, nas esferas social, educacional e institucional, apresenta uma discussão acerca das políticas públicas, efetuadas no Brasil, em defesa do envelhecimento; discorre sobre a problemática educacional voltada à velhice, elucidando a educação ao longo da vida e a aprendizagem ao longo da vida como possibilidades educativas para um envelhecimento ativo; aborda alterações e perspectivas presentes no processo de envelhecimento, ressaltando o lazer como oportunidade educacional que pode conduzir a um aprendizado significativo em defesa de uma maior capacidade funcional e do resgate da autonomia na etapa da velhice; por fim, trata dos programas educativos direcionados ao adulto idoso, no Brasil, bem como evidencia a importância da responsabilidade social, nas instituições de ensino superior, no que tange ao atendimento da comunidade idosa, destacando o Projeto Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do IFRN Campus Natal Central, como programa social direcionado às demandas do adulto idoso. Quanto à metodologia, o estudo se enquadra numa pesquisa social qualitativa que utilizou, como método de investigação, o Estudo de Caso do referido Projeto. Após o processo de análise dos dados, constatamos, no nosso estudo de caso, que o lazer, ao se constituir de uma possibilidade educacional não formal que contribui para estimular uma educação ao longo da vida, configura-se como uma aprendizagem significativa visto que possibilita a retomada da autonomia do adulto idoso mediante os desafios cotidianos colocados pelo processo de envelhecimento.
The study, by seeking an understanding on the social condition of the Brazilian older adult, within social, educational and institutional spheres, presents a discussion upon public policy, performed in Brazil, concerning aging defense; discusses educational issues related to old age, elucidating the education throughout life and learning throughout life as educational possibilities for an active aging; addresses alterations and perspectives present in the aging process, highlighting the leisure as an educational opportunity that can lead to a significant learning in defense of a higher functional capacity and the rescue of autonomy in old age stage; finally, deals with educational programs directed to older adults, in Brazil, and also highlights the importance of social responsibility, in higher education institutions, regarding the elderly community care, highlighting the Health and Citizenship in the Golden Age Project, at IFRN Central Natal Campus, as a social program directed to the demands of the older adult. In relation to methodology, the study fits into a qualitative social research that has used, as a method of investigation, the Case Study of this Project. After the process of analyzing the data, we observed, in our case study, that the leisure, as constituted from a nonformal educational possibility that contributes to stimulate an education throughout life, sets up as a significant learning since it allows the resumption of older adult autonomy through the daily challenges acquired by aging process.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade de Política Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42528
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Betânia de França Xavier.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID