Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/42581

TitleComunidade de prática e trabalho docente: desafios e possibilidades
Author(s)Vieira, Eulália Soares
Advisor(s)Morgado, José Carlos
KeywordsFormação contínua de professores
Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Continuous formation of teachers
Communities of practices
Youths and Adults Education
Issue date13-Jun-2016
Abstract(s)O presente estudo envolve uma investigação em torno da Formação Contínua de Professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo teve como lócus investigativo uma Comunidade de Prática (CoP) de Professores da EJA, da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém do Pará, no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi analisar como decorre essa formação e quais os desafios e as possibilidades que a mesma propicia quer para a melhoria do ensino na modalidade EJA, quer para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores que aí trabalham. Para o efeito, optámos por uma investigação de índole qualitativa, de tipo interpretativo, procurando conhecer, através das manifestações dos sujeitos participantes na CoP e dos alunos que frequentam as aulas da EJA, as perceções e os valores construídos nas suas trajetórias profissionais e escolares, que muito dizem sobre si mesmos e sobre as suas subjetividades. A opção por esta metodologia possibilitou a compreensão dos significados que os sujeitos participantes no grupo atribuem às suas ações, bem como os desafios e as possibilidades de uma CoP. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, da aplicação de questionários e da utilização de entrevistas semiestruturadas. Tendo como base um referencial teórico construído a partir de autores como António Nóvoa, Donald Schön, Phillipe Perrenoud, Isabel Alarcão, entre outros, foram construídas num primeiro momento três categorias que nortearam os nossos processos de análise: a) selecção e desenvolvimento dos conteúdos; b) avaliação das aprendizagens e c) os desafios do trabalho na modalidade EJA. No segundo momento as categorias construídas foram as seguintes: a) selecção e desenvolvimento dos conteúdos; b) avaliação das aprendizagens; e c) desafios e possibilidades da participação na CoP. Os resultados indicaram que a configuração das aulas na EJA, antes e depois da participação dos professores na CoP, em relação às concepções de ensino, de professor e de aluno, se alteraram significativamente, ainda que não de forma homogênea, passando de uma concepção tradicional para uma concepção construtiva e interativa, considerando tanto os professores quanto os alunos, sujeitos que ensinam e aprendem, interativamente. Em relação ao currículo, antes e depois da participação dos professores, constatou-se que o mesmo se centra quase exclusivamente nas decisões dos professores, embora os relatos apontem que os professores participantes da CoP constroem e desenvolvem um currículo flexível e, de certa forma, mais significativo para os estudantes da EJA. No que diz respeito à avaliação, os relatos apontam para uma avaliação baseada, sobretudo em aspectos quantitativos, a maioria das vezes com base num teste escrito, situação que viria a alterar-se após a participação dos professores na CoP. A partir dessa altura a avaliação passou a basear-se em aspectos qualitativos e quantitativos, utilizando outros instrumentos, tais como pareceres e os conselhos bimestrais das totalidades. No entanto, nos dois casos, os resultados da avaliação são insatisfatórios, sendo necessário avançar em termos das práticas avaliativas dos professores. Nesse sentido, ainda que os desafios e as possibilidades identificados fossem passíveis de melhoria, através de um processo reflexivo permanente desenvolvido ao longo da formação realizada na CoP, consideramos que a formação colaborativa planejada e executada pela Equipe Técnica da EJA (ETEJA) em colaboração com os professores, favorece e estimula a reflexão sobre o trabalho docente na referida modalidade, apoiando a construção e partilha de propostas de trabalho significativas, com impacto quer na melhoria do ensino na EJA, quer no desenvolvimento profissional dos professores participantes da CoP.
The present study involves an investigation around the Continuous formation of teachers who teach in the Youth and Adult Education (EJA). The study had as investigative locus a Community of Practice (CoP) of Youths and Adults teachers of the Municipal Secretary Education (SEMEC) of Belém do Pará, in the Brazil. The objective of this research was to analyze how follows this formation and what are the challenges and possibilities that it provides both to the improvement of teaching in youths and adults education modality as for the personal and professional development of teachers that work there . For this purpose, we chose a research of qualitative nature, of interpretative type, searching to know through manifestations of the subject’s participants in the CoP and of their students those attending classes in the EJA, the perceptions and values built in their professional and school trajectories that much say about you themselves and about their subjectivities. The choice for this methodology allowed us to understand the meanings that the subjects participants in the group attribute to their actions as well as the challenges and opportunities of a CoP. The data collection was carried out through participant observation, the use of questionnaires and through the realization of semi-structured interviews. Based on a theoretical framework consisting in authors as Antonio Nóvoa, Donald Schön, Phillipe Perrenoud, Isabel Alarcão, among others, three categories were identified that guided our analysis process in the firs stage: (i) selection and the theoretical-methodological treatment of contents; (ii) evaluation of classes in EJA and (iii) challenges and possibilities in adult education classes. In the second stage were these three categories of analysis: (i) selection and the theoretical-methodological treatment of contents; (ii) assessment of learning and (iii) challenges and opportunities resulting from participation in the CoP. The results indicated that the configuration of classes in EJA, before and after the participation of teachers in CoP in relation to the conceptions about teaching, about teacher’s and students' roles have changed significantly, but not evenly, from a traditional design for a constructive and interactive design, considering both the teachers and the students, subject that teach and learn interactively. Regarding the curriculum, before and after the participation of teachers in the CoP, it is found that it focuses almost exclusively on teachers' decisions, though reports indicate that the teachers participants in the CoP build and develop a flexible curriculum and somehow more meaningful to students of EJA. Regarding to the evaluation, the reports point to an evaluation based mostly on quantitative aspects, most of the time, based in a written test, situation that changed after the participation of teachers in the CoP. Thereafter the evaluation has been based on qualitative and quantitative aspects, using others tools such as opinions and advice of the bimonthly wholes. However in both cases, the evaluation’s results are unsatisfactory, being required to advance in terms of evaluation conceptions of teachers. In this sense, even though the challenges and opportunities identified were subject to improvement through an ongoing process of reflection developed along the training carried out in the CoP, we believe that the continuous formation planned and executed by the Technical Team EJA (ETEJA) in collaboration with teachers, promotes and the encourages the reflection about the teaching work in modality EJA , supporting the building and the sharing of significant work proposals with impact both to the improvement of teaching in this modality, as to the professional development of teachers participants in the CoP.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Desenvolvimento Curricular
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42581
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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