Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42685

TítuloPadrões de erro na matemática no 1.º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Patterns errors in mathematics: a study with primary school students
Autor(es)Peixoto, Filipa Carvalho
Orientador(es)Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Palavras-chavePadrões de erro
Conhecimento numérico
Operações aritméticas
Resolução de problemas
Patterned errors
Numerical knowledge
Arithmetical exercises
Problem Solving
Data7-Jul-2016
Resumo(s)O presente estudo teve como objectivo investigar os padrões de erro existentes na matemática em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram 993 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de 15 escolas do distrito de Braga. Os erros foram avaliados através da Prova de Conhecimentos de Matemática (Lopes e Bueno, 2014), a qual incide em três áreas de conhecimento: o conhecimento do sistema numérico, a resolução de operações aritméticas e a resolução de problemas. Os erros foram categorizados e quantificados por área de conhecimento e por ano de escolaridade. Para a totalidade da amostra, os erros mais frequentes na área do conhecimento numérico são os erros pré-requisito linguístico (PL); na área das operações aritméticas os erros mais comuns são os erros de processo (EAc); na resolução de problemas, os erros mais frequentes dizem respeito a falhas no conhecimento esquemático (CE). Paralelamente, no 3.º e no 4.º ano de escolaridade, verificou-se um efeito indirecto do conhecimento do sistema numérico na resolução de problemas, mediado pelas operações aritméticas. Esta relação é mais evidente no 4.º ano do que no 3.º, sugerindo um efeito sinérgico progressivo entre as três áreas de conhecimento.
The main goal of the present study was to study mathematic errors patterns in primary school students. A total of 993 1st through 4thgrade students from 15 schools participated on the study. The errors were measured through the “Prova de Conhecimentos de Matemática” (Lopes e Bueno, 2014). This test includes numeric knowledge, computation and word problems tasks. The errors were subsequently categorized by area of knowledge and school year. The most usual errors in the total sample were: i) Linguistic errors, on numeric knowledge; ii) Process errors, in computation; and iii) and Schematic Knowledge errors, in word problems. Also an indirect effect of numeric knowledge on word problems, mediated by computation was found in 3rd and 4th graders. This relationships more evident in 4th grade, which suggests a progressive synergetic effect between mathematic knowledge areas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42685
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Carvalho Peixoto.pdf
Acesso restrito!
1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID