Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42729

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabeleira, Joãopor
dc.contributor.authorAmaro, João Mendespor
dc.date.accessioned2016-10-04T14:04:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42729-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)por
dc.description.abstractA presente investigação pretende ensaiar lógicas de qualidade urbana, a partir do questionamento do confronto entre mobilidade e acessibilidade pedonal e viária vertido em estratégia/projeto de requalificação urbana. Neste âmbito, foi eleito como objeto de estudo a Rodovia de Braga, cujo carácter fortemente viário divide a cidade de leste a oeste impondo-se como momento de rutura à vivência contínua e qualificada do tecido urbano. A aproximação ao objeto teve em conta a avaliação das intervenções conducentes à sua configuração atual, observando-se paralelamente a sua envolvente no que se refere a usos e fluxos, considerando a escala mais abrangente da cidade, a par de limitações e ruturas morfológicas e imagéticas, a uma escala local, visando sempre a conquista de uma desejada qualidade do espaço urbano. A estratégia/projeto orientou-se pela definição de equilíbrios conduzidos por ações como “racionalizar”, “ligar” e “descobrir”, que fixam matrizes para uma ideia de desenho qualificador da cidade. Pretendeu-se a delineação duma estratégia que procurasse a coesão entre o objeto da investigação e o tecido urbano, trabalhando para uma ideia de rua enquanto lugar de encontro, circulação e estar, necessariamente extensivel à qualificação de espaços associados de suporte às funções da envolvente, respondendo e potenciando a diversidade de usos e vivências do urbano. O resultado é materializado a partir de uma sequência de imagens que visam realçar a atmosfera idealizada para a Rodovia e espaços agregados, enfatizando a sua resolução local, ao mesmo tempo que plantas e secções suportam esta leitura e a sua síntese numa lógica de figura contínua que agrega a cidade de uma ponta a outra. A investigação propõe assim uma estratégia/projeto de requalificação da Rodovia de Braga fundada sobre uma reflexão qualitativa do espaço urbano e visando o seu redesenho e reintegração na cidade.por
dc.description.abstractThe present investigation intends to essay logics of urban quality, starting by questioning the confrontation between pedestrian and road mobility and accessibility, applying it onto an urban requalification strategy/project. Braga’s Rodovia was chosen as the study object. Its strong road character divides the city from east to west, imposing itself as a moment of rupture on the qualified and continuous experience of the urban tissue. The approach to the object took into account the evaluation of the interventions leading to its actual configuration, simultaneously observing its surroundings, regarding uses and fluxes in what concerns the wider scale of the city, and morphological limitations and ruptures concerning the local scale, always bearing in mind the conquest of a desired quality of urban space. The strategy/project was oriented by the definition of equilibria, guided by actions such as “rationalise”, “connect” and “uncover” that fixate the matrices for an idea of a city-qualifying design. The strategy delineation targeted the cohesion between the study object and the surrounding urban tissue, working towards an idea of street as a place for encounters, circulation and leisure, necessarily extensible to the qualification of associated spaces, answering and potentiating the diversity of urban uses and experiences. The result is presented through a sequence of images aiming to emphasize the idealised atmosphere for the Rodovia and aggregated spaces, highlighting its local resolution, while at the same time plans and sections support its understanding and synthesis, in the sense of a continuous figure that reassembles the city from one edge to the other. Thus the investigation proposes a requalification strategy/project of Braga’s Rodovia based on a qualitative reflection of the urban space intending its redesign and reintegration in the city.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPedonalpor
dc.subjectViáriopor
dc.subjectBragapor
dc.subjectRuturapor
dc.subjectContinuidadepor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEquilíbriopor
dc.subjectPedestrianpor
dc.subjectRoadpor
dc.subjectRupturepor
dc.subjectContinuitypor
dc.subjectMobilitypor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectEquilibriumpor
dc.titleRodovia de Braga: reintegração da infraestrutura na cidadepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201218410por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquitecturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_João Mendes Amaro_2016.pdf22,44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.zip434,62 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID