Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/42769
Title: | City marketing e os eventos: as perceções dos residentes face ao Carnaval de Ovar |
Author(s): | Ribeiro, Isabel de Resende |
Advisor(s): | Sousa, Bruno Miguel Barbosa |
Keywords: | Carnaval City marketing Eventos Marketing de cidades Ovar Perceções Carnival Events Perceptions |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | Num Mundo que, inegavelmente, compete por investimento, visitantes e residentes, a
adoção de abordagens oriundas do marketing tornou-se uma realidade na procura por
sustentabilidade. É facto que uma política de city marketing é capaz de promover e
transformar uma imagem, dinamizar a atividade económica e potenciar todos os aspetos
em que a cidade apresente vantagem competitiva face a outros territórios, pelo que esta
associação do marketing às cidades faz todo o sentido.
A presente dissertação tem como principal objetivo uma melhor compreensão da
problemática do city marketing, ou marketing de cidades, e da sua relação com os
eventos, especialmente através das perceções que os residentes têm dos mesmos, assim
como a forma como tal poderá influenciar as suas atitudes. Embora a vertente cultural
das cidades tenha vindo a evoluir no sentido de se ter volvido, efetivamente, um veículo
eficaz para o desenvolvimento das cidades, muitas das vezes, esta vertente falha, na
maior parte das vezes, por carecer de um bom planeamento do ponto de vista
estratégico, daí esta relação de conceitos.
Sendo o Carnaval de Ovar o evento de maior dimensão e aquele que mais benefícios
traz à cidade, o propósito primordial desta investigação consistiu em analisar a
influência que as perceções dos residentes têm nas suas atitudes, nomeadamente no
apoio ao referido evento. In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other territories, so this is why association marketing with cities makes sense. This investigation aims a better understanding of the city marketing problem and their relationship with the events, especially through the perceptions that residents have toward the events themselves, and how this may influence their attitudes. Although the cultural approach of the city has been evolving in order to be an effective vehicle for the development of cities, this often represents failure, due to lack of strategic policies. Being the Carnival of Ovar the largest event and the one that brings more benefits to the city, the primary purpose of this research was to analyze the influence of the residents’ perceptions in their attitudes, in particular the support for this event. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42769 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel de Resende Ribeiro.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | View/Open |