Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42984

TítuloBrinquedos e brincadeiras em contexto de rua: o papel do brinquedo nas culturas infantis em Moçambique
Autor(es)Ribeiro, Susana Maria Soares Pereira
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveCrianças
Brincadeiras
Brinquedos
Culturas
Moçambique
Children
Play
Toys
Cultures
Mozambique
Data2016
Resumo(s)Através da observação e análise das práticas diárias no reportório lúdico- infantil da criança Moçambicana, procurou-se perceber quais as brincadeiras e brinquedos mais comuns das crianças de um bairro às portas de Maputo, bem como o tempo que diariamente as crianças lhe dedicam, como parte integrante do seu processo de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada no bairro da Zona Verde, por um período de três meses, abarcando um elevado número de crianças com idades compreendidas entre os dois e os dezasseis anos de idade, ligadas entre si, por algum grau de parentesco, ou sendo apenas amigos ou vizinhos. A metodologia de investigação usada nesta pesquisa é de carácter etnográfico, recorrendo a entrevistas, fotografias, vídeos e conversas informais com as crianças e suas famílias, bem como através de observações directas das práticas infantis, privilegiando uma investigação participativa com as crianças, elementos integrantes e fundamentais desta pesquisa.
Through observation and analysis of daily practices in ludic and child repertory of Mozambican child, we tried to understand what the most common games and toys of children in a neighborhood at the gates of Maputo, as well as the time it daily children engaged him as integral part of their development process. The survey was conducted in the neighborhood of Zona Verde for a period of three months, covering a high number of children aged between two and sixteen years old, linked together by some degree of kinship, or being just friends or neighbors. The research methodology used in this research is ethnographic character, using interviews, photographs, videos and informal conversations with the children and their families as well as through direct observations of children's practices, privileging participatory research with children, members and key elements of this research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42984
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Maria Soares Pereira Ribeiro.pdfDissertação de Mestrado10,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID