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https://hdl.handle.net/1822/43162
Título: | Práticas de literacia familiar, desenvolvimento lexical e gramatical em bebés |
Outro(s) título(s): | Family literacy practices, lexical and grammatical development on babies |
Autor(es): | Oliveira, Melissa Pereira |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Literacia familiar Desenvolvimento lexical Desenvolvimento gramatical Family literacy Lexical development Grammatical development |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente estudo pretende avaliar o efeito da idade e sexo das crianças, das habilitações literárias
das mães e das práticas de literacia (oportunidades e interação) no desenvolvimento lexical e
gramatical das crianças. A amostra é constituída por 76 crianças com idades compreendidas entre
os 16 e 30 meses de idade. Foram administrados o Questionário de Práticas de Literacia e o Inventário
de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur (CDI) (8-30 meses). A análise de regressão linear
múltipla hierárquica revelou que a idade e as interações são preditores significativos do número de
palavras produzidas pelas crianças, uma medida de desenvolvimento lexical. A análise de regressão
logística binária hierárquica revelou que a idade das crianças e a leitura com um maior número de
familiares eram preditores significativos da capacidade de combinar palavras, utilizada como
medida de desenvolvimento gramatical. Os resultados são discutidos à luz da teoria, são
apresentadas as limitações dos estudos e as orientações para investigações futuras. The present study aims to investigate the effect of age and sex, mother’s academic achievement and home literacy practices (opportunities and interaction) on child lexical and grammatical development. The sample included 76 children with 16 to 30 months of age. The following measures administered were the Questionnaire of literacy practices and the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (CDI) (8-30 months). Hierarchical multiple linear regression analyses revealed that children’s age and interaction with parents are significant predictors on the children word production, a measure of lexical development. Hierarchical binary logistic regression analyses showed children’s age and reading with several family members are significant predictors on the ability to combine words, used as a measure of grammatical development. These results will be discussed and the studies’ limitations as well as guidelines for future research are presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43162 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Melissa Pereira Oliveira.pdf Acesso restrito! | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |