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TítuloPráticas de literacia familiar, desenvolvimento lexical e gramatical em bebés
Outro(s) título(s)Family literacy practices, lexical and grammatical development on babies
Autor(es)Oliveira, Melissa Pereira
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveLiteracia familiar
Desenvolvimento lexical
Desenvolvimento gramatical
Family literacy
Lexical development
Grammatical development
Data2016
Resumo(s)O presente estudo pretende avaliar o efeito da idade e sexo das crianças, das habilitações literárias das mães e das práticas de literacia (oportunidades e interação) no desenvolvimento lexical e gramatical das crianças. A amostra é constituída por 76 crianças com idades compreendidas entre os 16 e 30 meses de idade. Foram administrados o Questionário de Práticas de Literacia e o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur (CDI) (8-30 meses). A análise de regressão linear múltipla hierárquica revelou que a idade e as interações são preditores significativos do número de palavras produzidas pelas crianças, uma medida de desenvolvimento lexical. A análise de regressão logística binária hierárquica revelou que a idade das crianças e a leitura com um maior número de familiares eram preditores significativos da capacidade de combinar palavras, utilizada como medida de desenvolvimento gramatical. Os resultados são discutidos à luz da teoria, são apresentadas as limitações dos estudos e as orientações para investigações futuras.
The present study aims to investigate the effect of age and sex, mother’s academic achievement and home literacy practices (opportunities and interaction) on child lexical and grammatical development. The sample included 76 children with 16 to 30 months of age. The following measures administered were the Questionnaire of literacy practices and the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (CDI) (8-30 months). Hierarchical multiple linear regression analyses revealed that children’s age and interaction with parents are significant predictors on the children word production, a measure of lexical development. Hierarchical binary logistic regression analyses showed children’s age and reading with several family members are significant predictors on the ability to combine words, used as a measure of grammatical development. These results will be discussed and the studies’ limitations as well as guidelines for future research are presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43162
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Melissa Pereira Oliveira.pdf
Acesso restrito!
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