Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43220

TítuloExpectativas académicas e suporte social: impacto no sucesso escolar em estudantes universitários do 1º ano em Moçambique
Autor(es)Bucuto, Manuel C.
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Palavras-chaveEnsino superior
Expectativas académicas
Suporte social
Satisfação académica
Rendimento escolar
Higher education
Academic expectations
Social support
Academic satisfaction
Academic achievement
Data18-Jul-2016
Resumo(s)Esta tese analisa as expectativas académicas e o suporte social na sua relação com a satisfação académica e o rendimento escolar em estudantes moçambicanos do primeiro ano do ensino superior (ES). A expansão do ES em Moçambique originou uma progressiva heterogeneidade sociocultural e de trajetórias escolares dos estudantes ingressantes, importando conhecer tais caraterísticas para se promover a sua adaptação e sucesso académico. O estudo envolveu a adaptação e validação de instrumentos de avaliação, recorrendo-se a versões portuguesas do Questionário de Perceções Académicas - versão de expetativas (QPA-E), o Questionário de Suporte Social (SSQ6) e o Questionário de Satisfação Académica (QSA). Os estudos empíricos foram realizados na Universidade Pedagógica e na Universidade do Lúrio, ambas na Província do Niassa. A versão final dos instrumentos inclui 30 itens e cinco dimensões de expectativas (QPA-E), seis itens e duas dimensões de suporte social (SSQ6), e oito itens e duas dimensões de satisfação académica (QSA). O estudo empírico final considera uma amostra de 652 estudantes que ingressaram nas duas Universidades mencionadas no ano letivo de 2014. Os resultados sugerem que, no momento de ingresso no ES, os estudantes manifestam níveis elevados de expetativas principalmente relacionadas com a obtenção de uma formação de qualidade para ingresso no mercado de emprego e interações benéficas junto dos colegas, professores e funcionários da universidade. Ao longo do primeiro ano, os estudantes relatam índices elevados de satisfação com o suporte social que recebem, assim como mostram-se bastante satisfeitos com o seu curso e ambiente sócio-institucional da universidade. Este padrão elevado de expectativas e de satisfação académica justifica, em parte, a ausência de diferenças nos resultados dessas variáveis psicológicas tomando a origem sócio-económica dos estudantes, o seu percurso escolar anterior e a sua situação de estudante (área do curso, regime diurno ou pós-laboral e estudante a tempo inteiro ou trabalhador-estudante). Mesmo assim, observaram-se diferenças em função da mudança de residência, da média das classificações no ensino médio e da classificação no exame de admissão o ES. Analisando o impacto destas variáveis no sucesso académico no final do primeiro ano, verifica-se que esse impacto oscila em função da área científica dos cursos frequentados, sendo maior em cursos de ciências e de engenharia. Por outro lado, a competência académica prévia dos estudantes (resultados no ensino médio e exame de admissão) é a variável que mais determina o rendimento escolar dos estudantes no final do 1º ano.
This work analyses the relations between academic expectations, social support, and academic satisfaction and achievement in Mozambican first year higher education students. Expansion in Mozambican higher education progressively lead to heterogeneity in the students’ sociocultural characteristics and academic competencies, which results in the need to better understand these characteristics in order to promote students’ adaptation. This study involved the adaptation and validation of assessment measures to the Mozambican student population, based on the Portuguese versions of the Academic Perceptions Questionnaire – Expectations (APQ – E), the Social Support Questionnaire (SSQ6), and the Academic Satisfaction Questionnaire (ASQ). The empirical studies were conducted at the Universidade Pedagógica and the Universidade do Lúrio, from the Niassa Province. The final versions of the instruments include 30 items and five dimensions of expectations for the APQ-E, six items and two dimensions of social support (SSQ6) and eight items and two dimensions of academic satisfaction (ASQ). The final empiric study was based on a sample of 652 first year students at the two Universities, in the school year of 2014. Results suggest that in their transition to Higher Education students show high expectation levels, mainly related to obtaining high quality training for the job market and positive interactions with peers, teachers and staff at the university. Throughout the first year, students evidence high levels of satisfaction with the received social support and are highly satisfied with their course and socioinstitutional environment at the university. This pattern of high expectations and academic satisfaction justifies, in part, the absence of differences in these psychological variables, based on students’ socioeconomic background, prior academic experience and current situation (course field, day or night-time regime, and full-time or part-time study). However, there are differences in terms of moving away from home or not, secondary education grades and admission exam classifications. Results of the analyses of the impact of these variables on academic success at the end of the first year show that this impact varies in terms of the academic field of studies, as it is higher for courses in sciences and engineering. On the other hand, prior academic experience (secondary education grades and admission exam classifications) is the variable that most explains academic achievement at the end of the first year in the studied Mozambican students.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43220
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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