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https://hdl.handle.net/1822/43231
Título: | Da definição à avaliação de Projetos de Educação Ambiental: Um estudo centrado nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal |
Autor(es): | Moro, Paulo Rogério |
Orientador(es): | Remoaldo, Paula Cristina Almeida Silva, José Luís de Jesus Coelho da |
Palavras-chave: | Avaliação Educação Ambiental Avaliação da Educação Ambiental Educação e Ambiente, Sustentabilidade Evaluation Environmental Education Environmental Education Evaluation Education and Environment, Sustainability |
Data: | 20-Set-2016 |
Resumo(s): | A presente investigação sobre a Educação Ambiental (EA) nos 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico (EB2,3) português procura responder às seguintes questões: A EA concretizada
nas EB2,3 português atende às diretrizes propostas pela ONU? Como se caracterizam os
projetos de EA implementados em escolas EB2,3 português e quais são seus principais
métodos de avaliação? Como é a realidade no município de Guimarães, no que diz
respeito à perspetiva ideológica em que assentam os projetos de EA e em relação aos
métodos de avaliação dos mesmos? Tendo por base estas quatro questões, os objetivos
principais aos quais se pretende responder no decurso da presente tese são: posicionar
os projetos de EA implementados nas EB2,3 português por referência às diretrizes
apontadas pela ONU; identificar o enfoque temático dos projetos de EA desenvolvidos
e os fatores que estão na origem da sua seleção; caracterizar as estratégias pedagógicas
seguidas na operacionalização de projetos de EA; identificar as potencialidades
educativas, os fatores de constrangimento na conceção e operacionalização dos
projetos de EA; caracterizar as práticas de avaliação dos projetos de EA que são aplicadas
e conceber uma metodologia de avaliação de projetos de EA para ser utilizada nas EB2,3
português. Com metodologia mista (enfoque quantitativo e qualitativo), no âmbito das
fontes primárias, realizou-se, um inquérito por questionário junto dos professores que
estavam envolvidos em projetos de EA em 11 escolas EB2,3 do município de Guimarães
e entrevistas com 10 diretores das mesmas escolas. Os projetos desenvolvidos no
âmbito escolar português atendem às diretrizes propostas pela ONU, porém, indicam a
não existência de uma política sustentada e continuada de EA por parte do Ministério
da Educação português. Os enfoques temáticos predominantes estão relacionados com
as práticas ambientalmente sustentáveis. Os fatores que determinam a seleção das
temáticas são sobretudo os de ordem normativa, com origem externa à escola. Nas
estratégias utilizadas na operacionalização dos projetos destacam-se as atividades
relacionadas com a preservação e proteção do ambiente. Os projetos potencializam
sobretudo a mudança no comportamento e nas atitudes dos alunos. Dentre os
constrangimentos para a operacionalizam dos projetos, para os professores, os mais
recorrentes foram, a falta de tempo e a falta de participação dos colegas professores,
enquanto os diretores ressaltaram a falta de recursos financeiros e falta de formação
em avaliação da equipa. Os projetos que são desenvolvidos nas escolas são
percecionados pela maioria dos professores como sendo sujeitos a avaliação e os seus
resultados, segundo a maioria dos professores inquiridos, têm como finalidade a
divulgação, a melhoria das práticas educativas e a mudança de hábitos nos alunos. A
presente tese é finalizada com uma proposta de metodologia para a avaliação dos
projetos em três diferentes níveis: expetativas, monitorização e resultados. The present research on Environmental Education (EE) in the 2nd and 3rd cycles of Portuguese Basic Education (EB2,3) aims at answering the following questions: the EE concretized in Portuguese EB2,3 meets the guidelines proposed by the UN? As if characterizes the EE projects implemented in Portuguese EB2,3 schools and what are its main methods of evaluation? What is the reality in the municipality of Guimarães, in what concerns the ideological understanding that supports the EE projects and their methods of evaluation? On the basis of these four questions, the main issues addressed in the present thesis are: to position the EE projects implemented in Portuguese EB2,3 using as reference the guidelines outlined by the UN; identify the thematic focus of EE projects developed and the factors that are at the origin of its selection; characterize the teaching strategies adopted in the operationalisation of EE projects; identify the educational potential, the factors of constraint in the design and operationalisation of EE projects; characterize the practices of evaluation of EE projects that are adopted and to devise a methodology for EE project evaluation to be used in Portuguese EB2,3. Teachers who were involved in AE projects have been asked to fill in a questionnaire designed using a mixed methodology (quantitative and qualitative focus), in the context of primary sources. The questionnaire was conducted in 11 EB2,3 schools of the municipality of Guimarães. Also, 10 directors of the same schools were interviewed. The projects developed in the context of Portuguese schools meet the guidelines proposed by the UN, however they indicate the non-existence of a sustained and steady policy for EE by the Portuguese Ministry of Education. The predominant thematic focuses are related to environmentally sustainable practices. The factors that determine the selection of themes are mainly of normative order and designed externally. The strategies used in the operationalisation of the projects pay special attention to activities related to preservation and protection of the environment. The projects potentiate especially the change in behaviour and attitudes of the students. The most recurrent constraints in the operationalisation of the projects and to the teachers are: lack of time and lack of participation of fellow teachers, while the directors highlighted the lack of financial resources and the lack of training in team evaluation. The projects developed in schools, and its results, are perceived by most teachers as being subject to evaluation (according to the majority of teachers surveyed) and used for the disclosure of information, the improvement of educational practices and the change of habits in students. The present thesis ends with a proposal for a methodology for the evaluation of projects at three different levels: expectations, monitoring and outcomes. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento Geografia - Especialidade em Estudos da Paisagem |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43231 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | GEO - Teses de Doutoramento |
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