Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43269
Título: | Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais |
Outro(s) título(s): | Initiation of children in collaborative processes of reading narratives with digital resources |
Autor(es): | Pereira, Ana Filipa Gomes |
Orientador(es): | Pereira, Iris Susana Pires |
Palavras-chave: | Compreensão leitora Processos de leitura Recursos digitais Aprendizagem colaborativa Reading comprehension Reading processes Digital resources Collaborative learning |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio tem por finalidade de mostrar o trabalho desenvolvido
durante uma de intervenção de tipo investigação-ação intitulada “Iniciação das crianças em
processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais” no contexto de 1º Ciclo do
Ensino Básico.
Este projeto teve como objetivos centrais a promoção das práticas de leitura de narrativas
e o desenvolvimento de capacidades de compreensão de texto narrativo, que foram sendo
articulados com a promoção do trabalho colaborativo e a utilização de softwares digitais como
suporte e dinamização da partilha e consolidação de aprendizagens.
Ao longo de todo o processo, os alunos foram desenvolvendo processos de leitura que
lhes permitiram construir conhecimento e desenvolver a sua capacidade de compreender e
interpretar um texto narrativo. É importante ainda referir que este percurso também permitiu a
iniciação e desenvolvimento do trabalho em grupo que até então não tinha sido realizado com
estas crianças.
Neste trabalho encontra-se o relato reflexivo resultante do desenho e implementação de
estratégias pedagógicas destinadas a atingir os objetivos acima citados e a descrição das
aprendizagens construídas durante esta caminhada. As conclusões basearam-se na observação,
reflexão e avaliação de todo o processo pedagógico de ensino e aprendizagem. This report aims to show the intervention process intitled "Initiation of children in collaborative processes of reading narratives with digital resources" in the context of the the First Cycle of Basic Education. The objectives of the intervention project were the promotion of reading practices of narratives and the development of narrative comprehension processes, which were associated with the promotion of collaborative work and the use of digital software to support and stimulate the sharing and consolidation of knowledge. Throughout the process, students developed reading processes which enabled them to build knowledge and develop their ability to understand and interpret a narrative text. It is also important to note that the intervention also allowed the initiation and development of group work which had hitherto not been addressed with these children. This report is the reflective account of the pedagogic process followed to achieve the goals mentioned above and the description of the learning achieved during this journey. The conclusions are sustained upon observation, reflection and evaluation of the teaching and learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43269 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Gomes Pereira.pdf Acesso restrito! | 5,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |