Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43269

TítuloIniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais
Outro(s) título(s)Initiation of children in collaborative processes of reading narratives with digital resources
Autor(es)Pereira, Ana Filipa Gomes
Orientador(es)Pereira, Iris Susana Pires
Palavras-chaveCompreensão leitora
Processos de leitura
Recursos digitais
Aprendizagem colaborativa
Reading comprehension
Reading processes
Digital resources
Collaborative learning
Data2016
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem por finalidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante uma de intervenção de tipo investigação-ação intitulada “Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais” no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto teve como objetivos centrais a promoção das práticas de leitura de narrativas e o desenvolvimento de capacidades de compreensão de texto narrativo, que foram sendo articulados com a promoção do trabalho colaborativo e a utilização de softwares digitais como suporte e dinamização da partilha e consolidação de aprendizagens. Ao longo de todo o processo, os alunos foram desenvolvendo processos de leitura que lhes permitiram construir conhecimento e desenvolver a sua capacidade de compreender e interpretar um texto narrativo. É importante ainda referir que este percurso também permitiu a iniciação e desenvolvimento do trabalho em grupo que até então não tinha sido realizado com estas crianças. Neste trabalho encontra-se o relato reflexivo resultante do desenho e implementação de estratégias pedagógicas destinadas a atingir os objetivos acima citados e a descrição das aprendizagens construídas durante esta caminhada. As conclusões basearam-se na observação, reflexão e avaliação de todo o processo pedagógico de ensino e aprendizagem.
This report aims to show the intervention process intitled "Initiation of children in collaborative processes of reading narratives with digital resources" in the context of the the First Cycle of Basic Education. The objectives of the intervention project were the promotion of reading practices of narratives and the development of narrative comprehension processes, which were associated with the promotion of collaborative work and the use of digital software to support and stimulate the sharing and consolidation of knowledge. Throughout the process, students developed reading processes which enabled them to build knowledge and develop their ability to understand and interpret a narrative text. It is also important to note that the intervention also allowed the initiation and development of group work which had hitherto not been addressed with these children. This report is the reflective account of the pedagogic process followed to achieve the goals mentioned above and the description of the learning achieved during this journey. The conclusions are sustained upon observation, reflection and evaluation of the teaching and learning process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43269
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Gomes Pereira.pdf
Acesso restrito!
5,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID