Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43370

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorPereira, Íris Susanapor
dc.date.accessioned2016-12-09T17:19:55Z-
dc.date.available2016-12-09T17:19:55Z-
dc.date.issued2016-05-07-
dc.identifier.citationBento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2016). Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básico. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A., Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 620-625). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.por
dc.identifier.isbn9789729559594-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43370-
dc.description.abstractEste texto apresenta um projeto de investigação para doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no âmbito do programa Doutoral Technology Enhanced Learning and Societal Challenges. Propomo-nos investigar o papel dos dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para a realização desta investigação utilizaremos uma metodologia de development research, por fornecer a este estudo contributos práticos e, ao mesmo tempo, contributos científicos, sempre com o intuito de encontrar soluções para os nossos problemas educativos. Através de pedagogias de flipped learning, gamification procuramos, em diferentes módulos de formação de professores, construir um novo paradigma no processo de ensino e aprendizagem da leitura de textos e incluir os dispositivos móveis na sala de aula para melhorarmos a aprendizagem de compreensão da leitura. Este projeto faz parte de uma cooperação internacional COST que visa a implementação e desenvolvimento de investigações nas áreas da ciência e tecnologia, em vários países europeus, no que respeita à leitura em ecrãs, evidenciando a importância e atualidade do nosso estudo, no contexto educativo. Pretendemos com este processo investigativo que haja uma efetiva melhoria dos resultados de aprendizagem na área da língua portuguesa, no que respeita a compreensão da leitura.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMobile learningpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectFlipped Learningpor
dc.titleDispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10316/31171por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage620por
oaire.citationEndPage625por
oaire.citationConferencePlaceCoimbrapor
oaire.citationTitle3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_Atas_3_EJML_Simposio_Doutoral_MARCO.pdf868,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID