Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43403
Título: | Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Rosa, Paulo Oberdan Gomes da |
Orientador(es): | Ramos, Altina Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
Palavras-chave: | Redes sociais Ensino-aprendizagem Educação matemática Inovação Construção de conhecimento Social networks Teaching and learning Mathematics education Innovation Knowledge building |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Andar para o futuro é andar no rumo da inovação. Deste modo, o desafio da Educação que se impõe
nos dias que correm, consiste em preparar os alunos para a realidade de um mundo globalizado, difícil
e em mudança, sem alcances, centralizado na informação, na competência individual e coletiva,
abrindo um leque de chances e promovendo assim atividades que conduzem os estudantes a trabalhar
colaborativamente.
É notória a expansão acelerada das redes sociais virtuais que exercem um papel importantíssimo na
comunicação, podendo assim contribuir para um melhor aprendizado. Assim, este trabalho tem em
conta a emergência das redes sociais e a transformação que elas causam no sistema de ensino e
aprendizagem e na construção de conhecimento matemático.
Realizamos um estudo de caso, em um grupo construído na rede social Facebook, com alunos do nono
ano do ensino fundamental, nas aulas de matemática, no primeiro trimestre letivo do ano de 2015,
associando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Deste modo, os conteúdos programáticos
estabelecidos foram trabalhados em sala de aulas e na rede social simultaneamente possibilitando que
os educandos buscassem novas maneiras para construir o seu conhecimento.
A recolha de dados foi realizada através de observação participante e focusgroup, bem como da
comunicação assíncrona (interações) ocasionada na observação detalhada das atitudes e
aprendizagens realizadas em sala de aula e rede social Facebook.
Os resultados obtidos evidenciam que, para a maioria dos participantes, a comunicação efetiva no
grupo colaborou para a aprendizagem de Matemática, pois houve um forte empenho dos alunos
através da colaboração, da partilha de conteúdos, da comunicação de técnicas, da aprendizagem em
geral. A análise levou-nos a concluir que o emprego das tecnologias no processo de ensinoaprendizagem
de Matemática contribuem para construção do conhecimento por parte dos alunos e
possibilitam a inovação dos processos metodológicos. The challenge of education that is needed today, is to prepare students for the reality of a globalized world, complex and in changing, without scope, centered on information, individual and collective competence, opening a large number of chances which cause activities that lead students to work collaboratively. The accelerated expansion of virtual social networks is becoming wider. This technological breakthrough can not pass unnoticed by the educational system because they play an important role in communication also generate a lot of information that can thereby contribute to better learning. Therefore, this work will reflect on the emergence of social networks and the transformation they cause in education and learning and mathematical knowledge construction. For the purpose, we apply a case study in a group built on the social network Facebook, with students from the ninth grade of elementary school, in math classes, in the first academic quarter of 2015 associating the contents developed in the classroom. Thus, the established syllabus were worked in the classroom and on the social network simultaneously while allowing the students to seek new ways to build knowledge. Data collection was carried out through participant observation and focusgroup as well as asynchronous communication (interactions) caused in the detailed observation of attitudes and learning in the classroom and facebook social network. The results show that for most participants effective communication in the group contributed to the learning of mathematics, because consisted strong commitment of students through collaboration, content division, communication techniques, simple learning, among others. The analysis led us to conclude that the use of technology in mathematics teaching and learning process contributes to the construction of knowledge by students and makes innovation possible methodological processes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43403 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Oberdan Gomes da Rosa.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |