Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/43462

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorMagalhães, Celestinopor
dc.date.accessioned2016-12-15T14:47:52Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.isbn978-85-444-1126-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43462-
dc.description.abstractO mundo da educação encontra-se a trabalhar num ambiente que está cheio de dispositivos móveis: telemóveis, smartphones, tablets. A popularidade destes equipamentos junto dos estudantes aumentou tanto nos últimos anos que os professores são confrontados com o desafio de os integrar pedagogicamente nos desenhos didáticos que propõem. Esta constatação permite o mobile learning. Nesta modalidade, o espaço de aprendizagem não é definido ou limitado por horas de aula regulares ou locais específicos, mas por aprendizagem e pluralismo pedagógico. Com as tecnologias móveis nas mãos, os estudantes podem aprender tanto em sala de aula como fora dela, tanto no tempo da escola como após o horário escolar, potenciando a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Este artigo aborda a temática do mobile learning associado a iniciativas como flipped learning, digital storytelling, game-based learning ou gamification enquanto potencial de inovação pedagógica.por
dc.description.sponsorshipCIEC – Research Centre on Child Studies, IE, UMinho (FCT R&D unit 317), Portugalpor
dc.description.sponsorshipNational Funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) and co-financed by European Regional Development Funds (FEDER) through the Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) through CIEC (Research Centre on Child Studies, of the University of Minho) with the reference POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipStrategic Project UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora CRVpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMobile learningpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectMotivação intrínseca e extrínsecapor
dc.subjectDigital storytellingpor
dc.subjectGame-based learningpor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectFlipped learningpor
dc.subjectBring your own devicepor
dc.titleMobile Learning: potencial de inovação pedagógicapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31939-tecnologias-e-processos-inovadores-na-educacaopor
oaire.citationStartPage159por
oaire.citationEndPage176por
oaire.citationTitleTecnologias e processos inovadores na educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleTecnologias e processos inovadores na educaçãopor
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_artigo_Mobile Learning_Lencastre_Norma ABNT.pdf511,06 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID