Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43468
Título: | As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
Outro(s) título(s): | Nursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted child |
Autor(es): | Castro, Maria de Fátima Martins de |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Música Canções mimadas Jardim de infância Creche Music Nursery songs Kindergarten Nursery |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica
resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do
projeto intitula-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção
Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em
especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto onde foi
suficientemente percetível o entusiasmo pela música, mais concretamente, cantar
canções. Assim, na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação
das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasma-las
na realização das atividades.
No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto
designam-se uma por metodologia de investigação onde o meu trabalho se aproximou de
uma investigação-ação e a outra, metodologia de ensino, onde foi baseada no modelo
curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de
campo e registos fotográficos.
Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram
conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças
demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e acima de tudo, encantadas, o
que revela interesse e contentamento no decorrer do mesmo. Para além disso, permitiu às
crianças adquirir novos conhecimentos e ampliar também conhecimentos sobre a música,
através das canções de mimar exploradas. The following internship report carried out in a Kindergarten and a day care centre, for my Masters in Pre-school Education shows the pedagogical method in the Practice of Supervised Education. The theme of the project entitled by Nursery Songs in a Kindergarten and a day care centre: A Nursery Song, The Enchanted Child had come to mind after the observations that were made by the group of children where there were a sufficient enthusiasm for music, more specifically, singing songs and according to their interests on such. On the approach of this method I intended to gather round as many children from both places in order to captivate and motivate them during their activities. According to the methods that helped this project, one was a method of investigation more considered as action-investigation and the other method of study was based on the model High/Scope. The collection of data used as well was: observation, notes on the field, and photographic records. In reference to the data collected I stated that my goals were reached, seeming that throughout the project the children showed motivated, engaged, participatory and above all enchanted, revealing interest and contentment. Furthermore, it allowed the children to acquire new Knowledge and amplify as well their knowledge on music, through songs that were played. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43468 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Fatima Martins de Castro.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexos.zip | Anexos | 3,27 MB | Unknown | Ver/Abrir |