Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43608

TítuloAutoimagem e a sua relação com o bullying escolar: estudo realizado numa escola particular: relatório de estágio
Autor(es)Soares, Vânia Patrícia Pereira
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEstágio
Autoimagem
Bullying
Escola
Internship
Body image
School
Data2016
Resumo(s)O Relatório de Estágio, está inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade do Minho e inclui um conjunto de tarefas a realizar no Estágio Pedagógico. O relatório de estágio pretende ser um documento que contenha as linhas orientadoras da atividade profissional do estagiário, enquadrado com os documentos do Estágio. Todo este processo foi orientado pelo Professor Cooperante e supervisionado uma Professora Instituto de Educação da Universidade do Minho. O estágio iniciou-se nos primeiros dias de Setembro de 2014 e terminou em Julho de 2015. Este estágio teve lugar numa escola particular inserido na Cidade de Fafe. A turma que me foi atribuída foi a do 7ªA composta por 26 alunos de idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Foi uma ótima experiência para mim pois pude planear, realizar e avaliar 98 aulas de 45´ e 90´minutos, contando sempre com uma equipa técnica fantástica composta por pessoas sempre prontas para trabalhar e para me proporcionar o melhor estágio possível. O relatório contempla ainda uma investigação cujo principal objetivo foi descrever a composição corporal de crianças, bem como analisar a satisfação com a imagem corporal, relacionando-os com os possíveis papéis de participação no bullying escolar e descrever a prevalência desses papéis de participação no bullying escolar. A amostra foi constituída por crianças do 3º ao 6º ano do 1º Ciclo e 2º Ciclo, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, de ambos os sexos. Foram estudadas 84 crianças sendo 41 do sexo feminino e 43 do sexo masculino. Para a recolha dos dados, os instrumentos utilizados foram a escala de silhuetas corporais proposta por Tiggeman and Wilson Barret (1998) para avaliar a satisfação ou não dos alunos. Para descrever os possíveis papéis de participação no bullying, utilizou-se o Questionário de Olweus, adaptado á população portuguesa (Pereira, 2006). Para identificar os papéis no bullying segundo a percepção dos colegas utilizou-se um segundo instrumento, a Escala Sócio Métrica. Este estudo demonstrou que as crianças que estão mais insatisfeitas foram aquelas mais indicadas como vitimas na perceção dos colegas.
This report regards my master’s degree on Primary and Secondary Teaching of Physical Education, studied at the University of Minho, and includes a set of tasks throughout the Educational Internship. This report intends to be a document containing the trainee’s professional activity guidelines, taking into consideration the Internship paperwork. This whole process was guided by Professor Cooperative and supervised a teacher education Institute of the University of Minho. The Internship began in early September and finished in July, 2015. It took place in a Private School in the city of Fafe. I was assigned class A, from the 7th grade, made up of 26 students ranging from 11 to 12 years old. I consider this Internship a worthwhile experience since I was able to plan, accomplish and evaluate 98 classes of 45 and 90 minutes, during which I could always count on the amazing technical team’s support whose staff was constantly ready to work and to provide me the best training. The report also takes into account a research, whose main purpose was to describe children’s body composition as well as to analyze their satisfaction with their body image, relating it to the possible involvement roles in school bullying, and to describe the prevalence of those participation roles in school bullying. The sample consisted of 3rd to 6th grade children, of both gender, aged 9 to 13 years old. There were 84 children studied, 41 were female gender and 43 were male. For the data collection, it was used the body silhouette scale suggested by Tiggeman and Wilson Barret (1998) to evaluate students’ level of satisfaction. To describe the possible participation roles in school bullying, it was used the Olewus’s questionnaire, adapted to the Portuguese population (Pereira, 2006). To identify the roles in bullying according to schoolmates’ perception, it was used a second tool, the Socio Metric Scale. This study showed that the most unsatisfied children were the most appointed as victims, in their schoolmates’ perception.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43608
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vânia Patrícia Pereira Soares.pdf2,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID