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https://hdl.handle.net/1822/43641
Título: | O jogo dramático como oportunidade para aprender com o outro e sobre o ouro |
Autor(es): | Pinto, Joana Lúcia Ferreira |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Jogo dramático Autorregulação Cooperação Dramatic play Self-regulation Cooperation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática
‘’O jogo dramático como oportunidade para aprender com o outro e sobre o outro’’.
A escolha deste tema resultou da identificação de um interesse das crianças pelo jogo
de faz de conta. Este tipo de jogo permite às crianças desenvolver capacidades de
autorregulação, autonomia e cooperação, ao mesmo tempo descobriam mais sobre os
outros que as rodeiam.
O Projeto de Intervenção foi desenvolvido numa Instituição Particular de
Solidariedade Social em Creche e em Jardim-de-infância num grupo de quinze e de vinte
crianças respetivamente, com idades compreendidas entre os 28 e os 37 meses e entre os
3 e os 6 anos.
As estratégias de intervenção focalizaram a introdução de novos materiais nas áreas
da sala e a participação no jogo das crianças com o intuito de desafiar as crianças a serem
mais autónomas e a realizarem jogos cooperativos, promovendo a partilha de papéis e de
materiais.
As atividades e os materiais que foram introduzidos tiveram impacto na organização
do jogo das crianças. Realizaram os seus planos de trabalho com mais rigor e criaram
situações de dramatização com recurso aos objetos disponibilizados, permanecendo mais
tempo e com mais concentração nas atividades selecionadas por si próprias e
desenvolvendo mais frequentemente o jogo cooperativo. The following report is based on the unit: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master Level and has as its theme “Dramatic play as an opportunity to learn from each other and on the other.” The choice of this theme was built on children’s interests about the game makebelieve. This type of game allows children to develop self-regulations skills, autonomy and cooperation. At the same time, they learn more from the other around them. The intervention project was developed in a private social solidarity institution. It took place in nursery with fifteen children and in pre-school with twenty children and the age was between 28 months to 37 months and 3 years and 3 months to 6 years and 4 months. The intervention strategies focused on the introduction of new materials in the play areas of living and participation in the game of children in order to challenge children to be more autonomous and to get involved in cooperative games, promoting the sharing of roles and materials. Activities and materials that have been introduced have an impact on the organization of children’s games. They carried out their work plans more accurately and they created dramatization situations with use of available objects, staying longer with more concentration on the activities that they have selected for themselves and developing more often cooperative play. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43641 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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