Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43890
Título: | Gestão de conflitos e trabalho com pares |
Outro(s) título(s): | Conflict management and work with peers |
Autor(es): | Sarmento, Isabel Tomé Ribeiro Malheiro |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Educação de infância Resolução de conflitos Desenvolvimento socio-moral Aprendizagem de competências sociais Kindergarten Conflict resolution Social skills learning Social moral development |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente projeto de intervenção, que tem como título “Gestão de conflitos e trabalho
com pares”, foi realizado no decorrer do ano letivo 2012/2013 em duas IPSS, uma em
Braga e outra em Famalicão, com crianças entre os 2 e os 5 anos.
Surgiu após a observação-participativa não estruturada de situações de conflitos. As
crianças do Jardim de Infância demonstravam dificuldades em controlar comportamentos
impulsivos, em perceber e respeitar os interesses e pontos de vista do outro e em
evidenciar competências de interajuda e cooperação. Levantando assim uma preocupação
do desenvolvimento de competências socias que promovam uma sociedade mais solidária
e menos competitiva.
Teve como principais objetivos a promoção de estratégias de resolução de conflitos
entre pares e o desenvolvimento de competências sociais de respeito pelo outro, de
partilha, de colaboração e de cooperação. Ao longo da intervenção procurei desenvolver
atividades que promovessem o trabalho de equipa, trabalhando, através da exploração de
livros, temas como o egoísmo versus a generosidade e a expressão de sentimentos.
Propus-me resolver e diminuir situações de conflitos através da introdução de novos
materiais, organização dos espaços utilizados pelas crianças e a criação de algumas
estratégias de resolução de conflitos com as crianças promovendo a sua autonomia na
resolução dos seus próprios conflitos.
Após a intervenção pedagógica que teve uma duração total de cerca de dezoito
semanas distribuídas entre os dois contextos, dez semanas em Jardim de Infância e oito
semanas em Creche, foi possível identificar alterações no comportamento das crianças
tais como como a partilha espontânea, atitudes de entreajuda e o uso de estratégias de
negociação para resolução de conflitos interpessoais. This intervention project , which is entitled " Conflict management and work with peers," was conducted during the school year 2012/2013 in two IPSS , one in Braga and another in Famalicão , with children between 2 and 5 years. Appeared after the note-unstructured situations of participatory conflict. The children of the kindergarten showed difficulties in controlling impulsive behaviors, understanding and respecting the interests and views of the other and highlight mutual skills and cooperation. Raising a concern the development of social skills which promote a more solidary society and less competitive. Had as main objectives the promotion of conflict resolution strategies among peers and social skills development of respect for each other, of sharing, of collaboration and cooperation. Along the speech searched to develop activities that promote teamwork, working through the holding of books, topics such as selfishness versus the generosity and the expression of feelings. I set myself to solve and reduce conflict situations through the introduction of new materials, organization of spaces used by children and the creation of some conflict resolution strategies with the children by promoting their autonomy in solving its own conflicts. After the pedagogical intervention had a total duration of about eighteen weeks spread across the two contexts, ten weeks in kindergarten and eight weeks in Daycare, it was possible to identify changes in the behavior of children such as the spontaneous sharing self-help attitudes and the use of trading strategies for interpersonal conflict resolution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43890 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Tomé Ribeiro Malheiro Sarmento.pdf Acesso restrito! | 3,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |