Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43890

TítuloGestão de conflitos e trabalho com pares
Outro(s) título(s)Conflict management and work with peers
Autor(es)Sarmento, Isabel Tomé Ribeiro Malheiro
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveEducação de infância
Resolução de conflitos
Desenvolvimento socio-moral
Aprendizagem de competências sociais
Kindergarten
Conflict resolution
Social skills learning
Social moral development
Data2015
Resumo(s)O presente projeto de intervenção, que tem como título “Gestão de conflitos e trabalho com pares”, foi realizado no decorrer do ano letivo 2012/2013 em duas IPSS, uma em Braga e outra em Famalicão, com crianças entre os 2 e os 5 anos. Surgiu após a observação-participativa não estruturada de situações de conflitos. As crianças do Jardim de Infância demonstravam dificuldades em controlar comportamentos impulsivos, em perceber e respeitar os interesses e pontos de vista do outro e em evidenciar competências de interajuda e cooperação. Levantando assim uma preocupação do desenvolvimento de competências socias que promovam uma sociedade mais solidária e menos competitiva. Teve como principais objetivos a promoção de estratégias de resolução de conflitos entre pares e o desenvolvimento de competências sociais de respeito pelo outro, de partilha, de colaboração e de cooperação. Ao longo da intervenção procurei desenvolver atividades que promovessem o trabalho de equipa, trabalhando, através da exploração de livros, temas como o egoísmo versus a generosidade e a expressão de sentimentos. Propus-me resolver e diminuir situações de conflitos através da introdução de novos materiais, organização dos espaços utilizados pelas crianças e a criação de algumas estratégias de resolução de conflitos com as crianças promovendo a sua autonomia na resolução dos seus próprios conflitos. Após a intervenção pedagógica que teve uma duração total de cerca de dezoito semanas distribuídas entre os dois contextos, dez semanas em Jardim de Infância e oito semanas em Creche, foi possível identificar alterações no comportamento das crianças tais como como a partilha espontânea, atitudes de entreajuda e o uso de estratégias de negociação para resolução de conflitos interpessoais.
This intervention project , which is entitled " Conflict management and work with peers," was conducted during the school year 2012/2013 in two IPSS , one in Braga and another in Famalicão , with children between 2 and 5 years. Appeared after the note-unstructured situations of participatory conflict. The children of the kindergarten showed difficulties in controlling impulsive behaviors, understanding and respecting the interests and views of the other and highlight mutual skills and cooperation. Raising a concern the development of social skills which promote a more solidary society and less competitive. Had as main objectives the promotion of conflict resolution strategies among peers and social skills development of respect for each other, of sharing, of collaboration and cooperation. Along the speech searched to develop activities that promote teamwork, working through the holding of books, topics such as selfishness versus the generosity and the expression of feelings. I set myself to solve and reduce conflict situations through the introduction of new materials, organization of spaces used by children and the creation of some conflict resolution strategies with the children by promoting their autonomy in solving its own conflicts. After the pedagogical intervention had a total duration of about eighteen weeks spread across the two contexts, ten weeks in kindergarten and eight weeks in Daycare, it was possible to identify changes in the behavior of children such as the spontaneous sharing self-help attitudes and the use of trading strategies for interpersonal conflict resolution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43890
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Tomé Ribeiro Malheiro Sarmento.pdf
Acesso restrito!
3,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID