Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4393
Título: | Memória para acontecimentos de vida: análise da frequência de ocorrência até aos 10 anos de idade |
Autor(es): | Albuquerque, Pedro Barbas Carvalho, Sara Ferreira, Ana Catarina Sousa, Rita Vieira, Joana Capitão, Liliana |
Palavras-chave: | Memória Questionário Infância |
Data: | 2005 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | In SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2489-2498. |
Resumo(s): | No estudo da memória humana tem-se constatado que a imaginação pode ser uma fonte de interferência negativa. Com efeito, um dos mecanismos de criação de memórias falsas consiste na imaginação de acontecimentos que nunca ocorreram (Roediger & McDermott, 2000). Desde o estudo pioneiro, proposto por Garry e colaboradores (1996), que vários outros investigadores se têm interessado por este fenómeno, designado-o como “imagination inflation”. Nesta comunicação apresentamos os resultados da aplicação do Inventário de Acontecimentos de Vida (IAVid) a cerca de duas centenas de jovens adultos. Serão descritas as taxas de ocorrência de um conjunto de 40 episódios de vida antes dos dez anos de idade com o objectivo de estabelecer um padrão de recordação de episódios de vária natureza, incluindo escolar. Serão também apresentadas as diferenças de género na avaliação da ocorrência dos episódios referidos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4393 |
ISBN: | 972-8746-36-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Actas_Galaico_2005_IAVID.pdf | 70,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |