Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4393

TítuloMemória para acontecimentos de vida: análise da frequência de ocorrência até aos 10 anos de idade
Autor(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Carvalho, Sara
Ferreira, Ana Catarina
Sousa, Rita
Vieira, Joana
Capitão, Liliana
Palavras-chaveMemória
Questionário
Infância
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2489-2498.
Resumo(s)No estudo da memória humana tem-se constatado que a imaginação pode ser uma fonte de interferência negativa. Com efeito, um dos mecanismos de criação de memórias falsas consiste na imaginação de acontecimentos que nunca ocorreram (Roediger & McDermott, 2000). Desde o estudo pioneiro, proposto por Garry e colaboradores (1996), que vários outros investigadores se têm interessado por este fenómeno, designado-o como “imagination inflation”. Nesta comunicação apresentamos os resultados da aplicação do Inventário de Acontecimentos de Vida (IAVid) a cerca de duas centenas de jovens adultos. Serão descritas as taxas de ocorrência de um conjunto de 40 episódios de vida antes dos dez anos de idade com o objectivo de estabelecer um padrão de recordação de episódios de vária natureza, incluindo escolar. Serão também apresentadas as diferenças de género na avaliação da ocorrência dos episódios referidos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4393
ISBN972-8746-36-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Actas_Galaico_2005_IAVID.pdf70,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID