Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/43976

TitleDispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação da leitura
Other titlesMobile devices in the development of reading skills
Author(s)Bento, Marco
Lencastre, José Alberto
Pereira, Iris Susana Pires
KeywordsMobile learning
Inovação pedagógica
Formação de professores
Gamification
Competências de leitura
Pedagogical innovation
Teacher training
Reading comprehension
Issue dateSep-2016
PublisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)
CitationBento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2016). Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de leitura. In Ana Azevedo, Anabela Sarmento, & Luís Silva Rodrigues (ed.), CAPSI ́2016 - 16a Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (p.468). Porto: ISCAP.
Abstract(s)Propomo-nos investigar o papel dos dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste trabalho investigativo utilizaremos uma Metodologia de Desenvolvimento, por fornecer a este estudo contributos práticos e, ao mesmo tempo, contributos científicos, sempre com o intuito de encontrar soluções para os nossos problemas educativos. Através de pedagogias de flipped learning, gamification procuramos, em diferentes módulos de formação de professores, construir um novo modelo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e incluir os dispositivos móveis em contexto educativo para melhorarmos a aprendizagem da compreensão da leitura. Pretendemos com este processo investigativo que haja uma efetiva melhoria dos resultados de aprendizagem na área da língua portuguesa, no que respeita a compreensão da leitura.
We propose to investigate the role of mobile devices in the development of reading comprehension skills in the primary education. To carry out this research we will use a development research methodology, because it provide practical input and at the same time, scientific contributions, always with the aim of finding solutions to our educational problems. Through flipped learning and gamification pedagogies we try to build a new model in the teaching and learning of reading, in different teacher training modules. We try also to include mobile devices in an educational context to improve the reading comprehension of learning. We intend with this investigative process that there is an effective improvement of learning outcomes in the Portuguese language, in the specific with reading comprehension.
TypePoster
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43976
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_CAPSI2016_POSTER_Marco.pdf991,28 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID