Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44030

TítuloEffect of toluene and noise in genesis of occupational hearing loss
Outro(s) título(s)Efeito do tolueno e ruído na génese de perda auditiva ocupacional
Autor(es)Santos, A. B.
Arezes, P.
Palavras-chaveTolueno
Solvente
Ototóxicos
Perda auditiva ocupacional
Ruído
Data2016
EditoraPortuguese Society of Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO)
CitaçãoSantos, A. B., & Arezes, P. (2016). Effect of Toluene and Noise in Genesis of Occupational Hearing Loss. Sho2016: International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, 295-298.
Resumo(s)A responsabilidade pela perda auditiva ocupacional tem sido atribuída quase exclusivamente à exposição ao ruído. No entanto, existem outros fatores de risco para a saúde auditiva como a exposição química a produtos ototóxicos. A exposição a substâncias ototóxicas pode causar lesões no sistema auditivo, comprometendo a capacidade auditiva. O tolueno é um solvente orgânico bastante utilizado em contexto industrial e que apresenta características ototóxicas. No local de trabalho, as exposições ao ruído e ao tolueno existem e ocorrem, simultaneamente, com bastante frequência. Não existem factos que evidenciem que os danos causados pela exposição combinada destes dois fatores é similar aos danos originados pela exposição isolada de cada um. Este projeto de investigação pretende compreender e caracterizar a exposição ocupacional ao ruído e ao tolueno a que os trabalhadores, numa indústria de recauchutagem de pneus, estão sujeitos; se este tipo de exposição é causadora de danos na capacidade auditiva da população-alvo e dotar a empresa de informação relevante para uma adequação da intervenção no âmbito da higiene, segurança e saúde no trabalho da empresa. O delineamento metodológico deste projeto passa pela avaliação do nível de ruído, concentração de tolueno, concentração de ácido hipúrico, capacidade e perda auditiva da população-alvo no local de trabalho. Este projeto impulsiona a continuidade de estudos nesta área, propiciando uma ação em saúde mais precoce e efetiva. Atualmente as estratégias de prevenção utilizadas com enfoque na prevenção da perda auditiva deveriam ser mais abrangentes tendo em conta todos os possíveis fatores de risco nomeadamente, a exposição a substâncias ototóxicas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44030
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CI320_295_baltazar.pdf50,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID