Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44073

TítuloA reorganização do espaço e dos materiais como resposta aos interesses emergentes das crianças: relato de uma experiência em creche e jardim-de-infância
Autor(es)Dias, Ana Catarina Ferreira
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Data2015
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade do Minho. Assim, a mesma tem como objetivo proporcionar um leque vasto de experiências em contextos educativos reais, bem como proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências e conhecimentos específicos que caraterizam o profissional da educação de infância. Nesta compreensão, este relatório assume como principal intenção apresentar a intervenção pedagógica realizada ao nível da organização do espaço e materiais junto de dois grupos de crianças de contextos distintos – creche e jardim de infância. Neste enquadramento, o seu objetivo foi melhorar o ambiente físico de aprendizagem nas salas de atividade, respondendo assim aos interesses e necessidades das crianças. Desta forma, numa primeira parte é apresentado neste relatório um enquadramento teórico, no qual se aborda a importância da promoção da aprendizagem ativa e, consequentemente, a participação da criança na construção do seu próprio conhecimento acerca do mundo. Ressalta-se neste processo o estabelecimento de relações autênticas e de confiança entre o adulto e a criança, desempenhando este um papel importante ao longo de todas as aprendizagens efetuadas pela mesma. Neste sentido, é igualmente abordada no enquadramento teórico a organização do espaço e materiais em ambos os contextos segundo as orientações do modelo educativo High/Scope. Numa segunda instância são apresentadas e descritas as intervenções pedagógicas desenvolvidas no contexto de creche e de jardim de infância. Este processo interventivo teve como base as observações realizadas em ambas as valências, nas quais se verificou as interações das crianças com o meio físico, com os seus pares e também com os adultos. Após identificada a problemática, que se prendeu com a reorganização de uma área de interesse em cada sala, desenvolvi um conjunto de estratégias que orientaram toda intervenção. Ao longo de todo o processo destacou-se a importância de integrar a observação e reflexão de forma contínua e cuidada, no sentido de analisar e perceber os resultados deste junto das crianças e, assim, ajustar e adequar a minha ação de modo a responder positivamente aos interesses e necessidades das crianças.
The present report arises in the scope of the curriculum unit of Supervised Teaching Practice an integral part of the Master’s Degree in Pre-school Education studies, in Minho´s University. This unit has as objective to provide a wide range of practical experiences in real education contexts, as well as to develop in all students specific knowledges and skills that must characterize the professionals of childhood education. This report takes as its main intention to show the pedagogical intervention done at the level of the organization of space and materials with two groups of children in different contexts – nursery and kindergarten schools. The principal objective was to improve the physical learning environment in activity classrooms, responding to the interests of children. In the first part of this report it´s presented a theoretical framework, in which the importance of the active learning promotion is taken in account and, consequently, the participation of the children in the construction of their own knowledge about the world. In this process is the establishment of authentic and true relationships and trust between adults and the children is fundamental. This environment must be presentin in all acquisitions achieved by the children. It is also addressed in the theoretical framework the organization of space and materials in both contexts oriented according to the High- Scope methodology. In a second part are presented and described the pedagogical interventions developed in the context of nursery and kindergarten schooling. This intervention process was based on the observations done in booth valences, in which were verified interactions between children and the physical environment, with their pairs and also adults. After identifying the problematic related with the reorganization of a space of interest in each classroom, was developed a set of strategies towards the interests of the children. All along the process highlighted the importance of integrating the practise of a careful observation and reflection in order to understand and acknowledge better the children as well as a constant analyse to adjust and adapt my practice positively, answering to the interests and needs of the children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44073
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Ferreira Dias.pdf
Acesso restrito!
4,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID