Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44078

TítuloA história com música no jardim de infância e na creche: contributos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças
Outro(s) título(s)Stories with music in kindergarten and nursery: contributions to the teaching-learning process of children
Autor(es)Freitas, Ana Isabel Araújo
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveHistória com música
Jardim de infância
Creche
Stories with music
Kindergarten
Nursery
Data2015
Resumo(s)O tema do projeto desenvolvido foi A História com Música no Jardim de Infância e na Creche: Contributos para o Processo de Ensino-Aprendizagem das Crianças. Em Jardim de Infância, o trabalho teve como foco a realização de um espetáculo de teatro acompanhado com coro. Em Creche, o trabalho consistiu numa pesquisa e, a partir dessa, inventar uma história para criar uma canção. Com a implementação deste plano de intervenção foram atingidos os objetivos inicialmente propostos: desenvolver as capacidades de expressão e comunicação; compreender as inter-relações da música com os diferentes quotidianos e áreas do saber e desenvolver nas crianças o espírito de equipa – averiguando assim o impacto e contributos d’A História com Música no processo de ensino-aprendizagem das crianças. No decorrer das atividades, as crianças mostraram-se entusiasmadas e motivadas, participando ativamente nas mesmas. O empenho das crianças no desenvolvimento do projeto transformou os seus comportamentos em atitudes mais cívicas, autónomas e independentes, bem como mais confiantes. As crianças aprenderam, ainda, a trabalhar em equipa e os novos conceitos inerentes ao projeto, nomeadamente aspetos relacionados com a produção de um espetáculo musical e a sua relação com as outras áreas do saber. O grupo desenvolveu, também, capacidades de criatividade, expressão, comunicação e motricidade (fina e global) aprendendo e compreendendo regras de comportamento e formas de relacionamento com outro. Em ambos os contextos conciliei as metodologias High/Scope e Metodologia de Trabalho de Projeto, pois ambas as metodologias permitiram às crianças a construção de conhecimentos e aprendizagens significativas, através da participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, assim como orientaram as práticas e estratégias utilizadas. A metodologia de investigação centrou-se na aproximação à Investigação-Ação e os instrumentos de recolha de informação utilizados foram: grelhas de observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas.
The theme of the project is Stories with Music in Kindergarten and Nursery: Contributions to the Teaching-Learning Process of Children In kindergarten the focus was on the achievement of theatrical role-plays and choir. In nursery, the works consisted in research and, from this, make up a story to create a song. With the implementation of this action plan, we have achieved the objectives proposed: develop skills of expression and communication; understand the interrelationships of the music with the different daily areas of knowledge and develop in children the team spirit – thus observing the impact and contributions of Stories with Music in the Teaching-Learning Process of Children. In the course of the activities, the children were excited and motivated, having always played an active role. The engagement of children in the development of the project turned their behaviours in more civic, autonomous and independent attitudes, as well as more confident. The children also learned to work as a team and the new concepts inherent in the project, including aspects related to the production of a musical show and its relationship with other areas of knowledge. The group also developed skills of creativity, expression, communication and motor skills (fine and global), learning and understanding behavioural rules and forms of relationship. In both contexts we have reconciled High/Scope methodologies and the Methodology of Project Work, because both methods allowed the children to build knowledge and significant learning through active participation in the teaching-learning process; these methodologies have guided as well the practice and strategies used. The research methodology focused on the approach to action-research and the information-gathering instruments used were: observation tables, field notes, audiovisual recordings and interviews.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44078
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Araújo Freitas.pdf
Acesso restrito!
3,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID