Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44098

TítuloPrática composicional no ensino da guitarra clássica: uma articulação pertinente?
Outro(s) título(s)Compositional practice in classical guitar school: is it relevant?
Autor(es)Lopes, André Daniel Marques Castilho de Matos
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveComposição
Improvisação
Escrita criativa
Criatividade
Guitarra
Composition
Improvisation
Creative writing
Creativity
Guitar
Data2015
Resumo(s)O presente projeto de estudo, levado a cabo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, está centrado no tema da composição para guitarra, e tem como principal finalidade comprovar se é possível inserir a prática de improvisação e a escrita musical criativa num contexto de aula de Guitarra Clássica e de Música de Câmara. Considerando que estas práticas são usualmente sonegadas pelos próprios planos de estudo do ensino instrumental no âmbito do ensino especializado e vocacional de música, este projeto visa avaliar o grau de aplicabilidade das mesmas, assim como verificar quais as vantagens e competências que com ela se adquirem. Para isso, foram postos em prática um conjunto de exercícios de composição musical criativa com um grupo de alunos do 3º ciclo, o que resultou na criação de quatro peças originais para guitarra, compostas a partir de improvisações dos próprios alunos. Estas composições foram posteriormente editadas com o programa de notação musical Sibelius, e gravadas em formato de vídeo/áudio. As aulas foram teórico-práticas, pelo que aliaram a abordagem teórica de conteúdos programáticos com a aplicação dos mesmos em situações práticas, contando com a orientação do docente durante a experimentação criativa do aluno, num processo interativo. Para enriquecer a vertente investigativa da nossa intervenção foram levadas a cabo um conjunto de entrevistas a alunos e a professores de composição. Durante o trabalho realizado no decorrer do estágio constatamos que existe um grande défice na formação musical dos alunos, bem como na sua orientação estética, que dificultou, em certa medida, a prática composicional referida. A partir da nossa experiência podemos concluir que seria viável integrar conteúdos e práticas pedagógicas de composição nos programas de guitarra clássica, com o intuito de estimular o interesse dos alunos e de completar a sua formação artística.
The following study project, carried out under the Master in Music Education at the University of Minho is focused on the theme of composition for guitar and its main purpose is to see if it is possible to insert the practice of improvisation and creative music writing in a context of classical guitar and chamber music class. Starting from the direct observation that these practices are, usually, withheld by their own study plans of instrumental teaching, within the specialized and vocational music education system, this project aims to evaluate the degree of applicability of this praxis, as well as verify the advantages and skills with which they are acquired. For this, we have implemented a set of creative writing exercises to a group of students of the 3rd cycle, which resulted in the creation of four original pieces for guitar, composed from the improvisations of the students. This compositions were subsequently edited by musical notation program Sibelius and recorded on video/audio format. The classes had a theoretical and practical approach, combining the theoretical approach to program content with their application in practical situations, relying on the guidance of the teacher for creative experimentation of the student, in an interactive process. In order to strengthen all our investigative practice, there were carried out a series of interviews to students and composition teachers. During the work done throughout the internship we found that there is a large deficit in the musical theory of students, as well as in their aesthetic orientation, which made it difficult, in some way, the compositional practice related. From our experience we can conclude that it would be viable to integrate content and pedagogical practices of composition in classical guitar programs, in order to stimulate student´s interest and to complete their artistic training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44098
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
André Daniel Marques Castilho de Matos Lopes.pdf
Acesso restrito!
6,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID