Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44112

TítuloO envolvimento parental como estratégia pedagógica no ensino especializado de música: um estudo com alunos de contrabaixo
Outro(s) título(s)Parental involvement as a pedagogic strategy on instrument teaching: a study with double bass students
Autor(es)Campos, Nuno Jorge Pinto Guimarães Ribeiro
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveContrabaixo
Ensino especializado de música
Envolvimento parental
Double bass
Instrument teching
Parental involvment
Data2015
Resumo(s)O presente Relatório é elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Profissional do Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como objeto a Intervenção Pedagógica supervisionada na Academia de Música de Vilar de Paraíso, nos Grupos de Recrutamento M06 (Contrabaixo) e M32 (Conjuntos Vocais e ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto). Reconhecendo a relevância do envolvimento parental nos processos de ensino-aprendizagem, bem como a escassez de teorização no domínio específico do ensino especializado de música, a Intervenção Pedagógica teve como objeto O Envolvimento Parental no Ensino do Contrabaixo. Nesse contexto, procurou-se, a partir das aulas individuais lecionadas a dois alunos de 11 anos, aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências funcionais como as estratégias de estudo e a motivação. Em particular, a Intervenção Pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia, perseverança, motivação e estratégias de estudo do aluno através de estratégias de interação pais-professor e pais-aluno); (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os modelos existentes, bem como; (3) Aferir as vantagens e as desvantagens do apoio familiar no estudo. Da implementação da Intervenção Pedagógica resultou um Guia para o Envolvimento Parental no Ensino Especializado de Música com incidência nos domínios de Parentalidade, Comunicação, Voluntariado, Aprendizagem em casa, Colaboração no seio da comunidade, em que é apresentada uma sistematização de estratégias que concorram para a integração dos pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem. A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários, pré e pós-intervenção aos alunos e pais intervenientes e reflexões das aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um aumento da motivação e da autonomia nos processos de aprendizagem.
The current report is submitted as a requirement for Minho University Master Degree on Music Teaching (Mestrado em Ensino de Música). It focuses the pedagogical practice during the school year 2014/2015 carried out at the Academia de Música de Vilar do Paraíso on Double Bass and Vocal and Instrumental Chamber Music (Grupo de Recrutamento M06 e M32). Acknowledging the importance of parental involvement in learning processes as well as the scarcity of studies conducted on music teaching, the pedagogical intervention was focused on parental involvement in the double bass classes. The practicum was carried out on individual lessons given to two eleven year old students, in order to preliminarily ascertain the efficiency of the parental involvement in the development of functional abilities such as strategies of study and motivation. Namely, the intervention was aimed at: (1) optimize the autonomy, motivation and study strategies of the student through the interaction of parents-teacher and parents-student; (2) create tools (procedures and strategies of implementation of parental involvement), adapting these to the specialized teachings of music within the present models, as well as; (3) determine the advantages and disadvantages of the parental support in home study. From the implementation of the pedagogical intervention resulted a guide for the parental involvement in the specialized teachings of music. The principal domains of the guide in this thesis are: parenting, communication, volunteer work, home learning, and coo37peration in the community. For each domain, a set of strategies is presented, aimed at the integration of parents, students, school, and teachers, in a cooperative process, motivating and integrating all the participants in the process of learning. The intervention was evaluated through the application of questionnaires, before and after the intervention in students and teachers involved. As a result we’ve obtained a growth of autonomy and motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44112
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Jorge Pinto Guimarães Ribeiro Campos.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID