Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44125
Título: | Avaliar a eficácia de uma intervenção pedagógica na proteção dos alunos ao fumo ambiental do tabaco e na prevenção do consumo de tabaco: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Evaluate the effectiveness of an educational intervention in protecting the students to environmental tobacco smoke and in the prevention of tobacco consumption: the improvement of knowledge, intentions and behaviors of students of 1st and 2nd cycle of basic education |
Autor(es): | Pereira, Débora Patrícia Cardoso |
Orientador(es): | Precioso, José |
Palavras-chave: | Tabagismo Fumo ambiental do tabaco Prevenção Smoking Environmental tobacco smoke Prevention |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia, sendo, em
todo o mundo a principal causa de morte evitável. Assim, representa uma grande ameaça para a saúde
pública pois, não só é grave para o fumador como também para todos aqueles que estão expostos ao
fumo.
Mediante o supracitado, para a concretização do estudo do projeto de intervenção pedagógico, foi
necessário estabelecer um conjunto de objetivos para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No que diz
respeito ao 1º CEB tive como base os seguintes objetivos: identificar os conhecimentos dos alunos sobre
a exposição do fumo passivo; identificar os conhecimentos dos alunos sobre os malefícios do consumo
do tabaco; determinar a exposição dos alunos ao fumo passivo em casa e no carro e avaliar a eficácia de
uma intervenção pedagógica na prevenção dos alunos à exposição do fumo do tabaco ambiental.
Relativamente ao 2º CEB estipulei como objetivos os seguintes: identificar os conhecimentos dos alunos
sobre as consequências do fumo ativo; determinar a prevalência do consumo do tabaco nos alunos do
2º ciclo; avaliar as intenções dos alunos relativas ao futuro consumo do tabaco e avaliar a eficácia da
intervenção na melhoria de conhecimentos, intenções e comportamentos relacionados com o consumo
de tabaco.
Com o intuito de responder a estes objetivos, utilizei como metodologia de investigação/avaliação,
a aplicação de um pré e pós-teste com questões que me permitissem avaliar os conhecimentos,
intenções e comportamento dos alunos. Após esta aplicação foi feita a análise comparativa de dados.
Mediante a análise, constatei que ocorreu uma melhoria considerável a todos os níveis
anteriormente mencionados mas primordialmente a nível concetual.
De um modo geral, as intervenções deste projeto contribuíram para o cumprimento dos objetivos
propostos inicialmente, criando implicações positivas na promoção da educação para saúde. Smoking is considered the World Health Organization as outbreak, being, worldwide the leading cause of preventable death. Therefore, stands a major threat to public health not only for the smoker but also for all those who are exposed to second-hand smoke. Through all this, for the completion of the study of educational intervention project, it was necessary to establish a set of objectives for the 1st and 2nd cycle of basic education (CEB). Regarding the first CEB had based on the following objectives: identify the students ' knowledge and awareness of second-hand smoke exposure; identify the knowledge of students about the harmful effects of tobacco consumption; Knowing the students that are' exposed to secondhand smoke at home and in the car and evaluate the effectiveness of an educational intervention in the prevention of students to environmental tobacco smoke exposure. Regarding the 2nd CEB stipulated the following objectives: identify the knowledge of students about the consequences of active smoking; to determine the prevalence of tobacco consumption in the students of second cycle; evaluate students ' intentions concerning the future tobacco consumption and evaluate the effectiveness of the intervention in improving knowledge, intentions, and behaviors related to tobacco consumption. In order to meet these goals, used as research/evaluation methodology, the application of a pre and post-test with questions which allow to evaluate the knowledge, intentions and behaviour of students. . After this application was made the comparative analysis of data. Through the analysis, I noted that there was a considerable improvement at all levels previously mentioned but primarily the conceptual level. In General, interventions of this project contributed to the achievement of the objectives proposed initially, creating positive implications in promoting health education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44125 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Débora Patrícia Cardoso Pereira.pdf Acesso restrito! | 2,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |