Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44176
Título: | Repensar a formação prática em contexto de trabalho a partir dos cursos de educação e formação de adultos: o planeamento, organização e acompanhamento |
Outro(s) título(s): | Rethinking practice training at work (PCT) from courses education and training of adults (EFA): the planning and monitoring organisation |
Autor(es): | Barradas, Felizardo José Pires de Zêzere |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Formação profissional Educação e formação de adultos Formação prática em contexto de trabalho Apprenticeship frameworks Adult education and skills Practical training in the work place |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório é apresentado no âmbito do processo de avaliação das Unidades Curriculares de
Estágio Profissional e Relatório de Estágio, e Supervisão do Estágio e do Relatório e foi desenvolvido
durante o estágio académico numa entidade que tem por missão a implementação e desenvolvimento
de políticas de emprego e de formação profissional. Estas unidades curriculares fazem parte integrante
do conjunto de unidades que constituem o plano curricular do Mestrado em Educação, especialização
em formação, trabalho e recursos humanos do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O
tema é alusivo à Formação Prática em Contexto de Trabalho que é uma componente formativa
transversal aos diversos referenciais de formação dos cursos EFA de nível básico 3 (EFA B3),
secundário (EFA NS), entre outras modalidades de formação disponibilizadas pela Agência Nacional
das Qualificações e Emprego Público (ANQ,EP). Desta componente formativa decorre uma relação
entre os formandos que frequentam ações de formação de Educação e Formação de Adultos nas
variadíssimas áreas profissionais, os profissionais de formação envolvidos nos processos formativos, e
as empresas, designadas Entidades Enquadradoras. Os objetivos desta componente de formação serão
descritos ao longo deste trabalho, contudo, fica a ideia de que a Formação Prática em Contexto de
Trabalho decorre em ambiente empresarial, desenvolvendo-se num espaço de aprendizagem e de
aproximação à realidade laboral. Daremos conta de como se articula a Componente de Formação
Prática em Contexto de Trabalho com os diversos intervenientes no processo e a legislação, e os
diversos normativos em vigor. Procuraremos indagar se os resultados empíricos obtidos se coadunam
com as perspetivas de eficiência e eficácia que estiveram na génese desta componente formativa. This report covers the modules / curriculum units of Internship and Internship Report and Supervision of Internship and Report, and it was developed during the academic training in an institution whose mission is the implementation and development of vocational training and adult education and skills, as part of employment policies. These modules / curriculum units are part of the set of units that make up the curriculum of the Masters in Education, specializing in Training, Work and Human Resources, of the Institute of Education, University of Minho. The theme is related to the practical training in the work place, that is a cross-sector and cross-curriculum component of the several apprenticeship frameworks for Adult Education courses, both Key Stage 3 (EFA B3) and Secondary (EFA NS), among other forms of training provided by the National Agency of Qualifications and Public Employment (ANQ, EP). From this particular component derives the relationship among those attending the apprenticeship programmes / programs, the training providers and employers, designated as Framing Entities. The aims of this training component will be described throughout this report; however, hereby is its core feature: the practical training in the work place takes place in a business environment, bringing learning nearer to the demands of the job market. We will show how the practical training in the work place articulates with the several other parts in the apprenticeship programmes / programs as well as with the specific legislation. We seek to inquire whether the empirical results are consistent with the prospects of efficiency and effectiveness that were at the root of this training component. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44176 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório José Zêzere Barradas.pdf Acesso restrito! | 10,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |