Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44360

TítuloO papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online
Outro(s) título(s)Interdisciplinary articulation role in regulation of the learning effort in online environment
Autor(es)Rodrigues, Nuno Queirós
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveEducação online
Articulação interdisciplinar
Tempo
Reflexão
Consolidação da aprendizagem
Ensino superior
DataSet-2016
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)Todas as atividades online compreendem um determinado esforço de aprendizagem dos estudantes e uma dada calendarização. Por outro lado, em ambientes online os estudantes experienciam múltiplos percursos de aprendizagem, nem sempre lineares, que devem incluir a leitura crítica, a avaliação, e a validação da credibilidade de todas as fontes consultadas. Estas tarefas exigem dos estudantes novas competências, atitudes e literacias, e de tempo para refletir. Neste contexto, se a proposta de tarefas online for realizada de uma forma isolada, concorrente, e não articulada por todos os docentes da turma, a quase certa simultaneidade de atividades poderá exigir dos estudantes mais tempo do que estes conseguem efetivamente investir num determinado momento, comprometendo a profundidade das suas participações e a consolidação das suas aprendizagens. Procuramos contribuir para a compreensão de que os estudantes constituem um recurso partilhado por todos os docentes da turma, e de que neste contexto os docentes poderão promover e facilitar a regulação das suas aprendizagens se conhecerem previamente a calendarização de todas as tarefas online, propostas pelos seus pares. Apoiados numa metodologia de desenvolvimento com recurso a uma revisão sistemática da literatura e a sessões de focus group com docentes e estudantes do ensino superior, ambicionamos no final deste estudo propor uma solução capaz de proporcionar aos docentes da turma uma visão de conjunto e em tempo real da calendarização de todas as tarefas online propostas no âmbito das suas unidades curriculares. Este artigo apresenta o projeto de investigação em curso, sendo os seus resultados e conclusões finais publicados em momento posterior.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoEste trabalho foi um dos selecionados para integrar o livro organizado com os artigos melhor classificados por parte da Comissão Científica do ticEDUCA2016 no processo de revisão efetuado.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44360
ISBN978-989-8753-36-6
Versão da editorahttps://cld.pt/dl/download/f8bf1133-f30e-4918-91cb-36ce3bee863c/Livro_Artigos.pdf
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_Livro_DigitalTechnologies&FutureSchool_Rodrigues&Lencastre.pdf687,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID