Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44388

TítuloDesenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
Outro(s) título(s)Development of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooks
Autor(es)Figueiroa, Alcina
Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveAutodireção
Autonomia
Atividades de aprendizagem
Manuais escolares
Ciências Naturais
Auto-dirección
Autonomía
Actividades de aprendizaje
Libros escolares
Ciencias Naturales
Self-direction
Autonomy
Learning activities
Textbooks
Natural Science
DataNov-2016
EditoraUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
RevistaIndagatio Didactica
CitaçãoFigueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52.
Resumo(s)O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).
La potencial contribución de cuatro libros escolares de Ciencias Naturales del 5° año en el desarrollo de la autodirección de los estudiantes, a través de las actividades de aprendizaje de lápiz y papel en el dominio ‘El agua, rocas y el suelo - materiales de la Tierra’, es el foco de este estudio. La promoción de la auto-dirección está restringida principalmente a la gestión de la estrategia, a las tareas de búsqueda de información, y a la iniciativa en la realización de tareas de autoevaluación de aprendizaje. Es importante incrementar espacios orientados a la participación de los estudiantes en el manejo de otros componentes de aprendizaje (objetivos, procesos de aprendizaje, etc.).
The potential contribution of four Natural Science 5th grade textbooks in the development of students’ self-direction, through paper and pencil learning activities within the domain ‘Water, rocks and soil - Earth materials’, is the focus of this study. The promotion of students’ self-direction is mainly restricted to strategy management, in information searching tasks, and taking the initiative in learning self-assessment tasks. It is important to increment oriented spaces for the student involvement in the management of other learning components (objectives, learning processes, etc.).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44388
ISSN1647-3582
Versão da editorahttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4436-15956-1-PB.pdf179,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID