Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44437

Título"Brincar e se-movimentar" da criança: a imprescindível necessidade humana em extinção?
Autor(es)Costa, Andrize Ramires
Kunh, Roselaine
Cunha, António Camilo
Kunz, Elenor
Editor(es)Hodeck, Alexander
Palavras-chaveCriança
Desenvolvimento
"Brincar e Se-Movimentar"
Movimento
Children
Development
"Play and a Self-Move"
DataJul-2016
EditoraLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Resumo(s)Em tempo de domínio humano pela tecnologia quem mais é atingida em seu Ser-Estar-no-Mundo é a criança. Crianças adquirem precocemente uma incrível capacidade de lidar com todas as novas atrações eletrônicas, principalmente, celulares e computadores. Os adultos ficam maravilhados com isso e incentivam cada vez mais o uso irrestrito de tais equipamento por crianças de idades cada vez mais precoces. Já existem indícios de que crianças de 3 anos conseguem dialogar com seus amiguinhos por e-mail ou mensagens de celulares. Isso tudo é do conhecimento de pais e professores em quase todo o mundo, porem, onde fica a necessidade que toda criança tem de brincar e se-movimentar? Essa preocupação parece que ainda não tocou suficientemente a atenção de profissionais de Educação Física, pelo menos em nosso país, Brasil. Existe ainda um número muito reduzido de pesquisas sobre a temática e a maioria das publicações da área sobre o tema criança, jogo, desenvolvimento ainda se referem muito mais aos aspectos influenciadores ao “bom” desenvolvimento da criança quando se envolver com a praticado de jogos e brincadeiras. São propostas para desenvolver a criança para um futuro melhor, assim como a escola que também só existem para desenvolver a criança para o futuro mundo do adulto. Assim, aspectos cognitivos em geral são destacados nos fatores de desenvolvimento. Apresentaremos nesse trabalho resultados de pesquisas de uma equipe de mestrandos e doutorandos com o orientador Prof. Elenor Kunz que já por mais de 5 anos vem intensificando pesquisas sobre o tema criança: seu brincar e se-movimentar.
In the human realm limes by technology who else is hit in his being-Belng-in-the-world is the child. Chlldren early gain an amazing ability to handle all the new electronic attractlons, maínly mobile phones and computers. Adults are delighted with this and increasingly encourage the unrestricted use of such equipment for children ever earlier ages. There are already indications that children 3 years old can talk to their friends (as) by email or messages by cell phones. This is all the knowledge of parents and teachers in almost all over the world, but where is the need that every child has to play and Self move? This concern seems to still not sufflciently touched the attention of Physical Education professionals, at Ieast in our country, Brazil. There is a very small number of research on the subject and most publications in the area of the subject child, game development still refer more to influencers aspects to "good" child development when engaging with practice games and play. Are proposals to develop the child for a better future, as does the school also exists to develop the child for the future world of adults. Thus, cognitive aspects are usually highlighted in the development factors. We will present this work results of research of a team of masters and doctoral students with Prof. advisor Elenor Kunz already for more than five years has been intensifying research on the subject child: his play and-move.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44437
ISBN978-3-00-053685-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Costa, Kuhn, Cunha, Kunz - Brinca e se movimentar da criança....pdf1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID