Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44529

TítuloAnálise de fluxos metabólicos com substrato isotopicamente marcado (13C-MFA) em S. typhimurium
Autor(es)Correia, D. M.
Sargo, Cintia Regina
Giordano, Roberto de Campos
Rocha, Isabel
Silva, A. J.
Zangirolami, Teresa Cristina
Data25-Set-2016
EditoraAssociação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ)
CitaçãoCorreia, D. M.; Sargo, C. R.; Giordano, R. C.; Rocha, Isabel; Silva, A. J.; Zangirolami, T. C., Análise de fluxos metabólicos com substrato isotopicamente marcado (13C-MFA) em S. typhimurium. COBEQ 2016 - XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química). Fortaleza, Brazil, Sep 25-29, ABEQ, 1-8, 2016.
Resumo(s)Linhagens atenuadas de Salmonella têm sido estudadas para produção e veiculação de substâncias com fins terapêuticos. Modelos metabólicos à escala genômica são ferramentas importantes no desenvolvimento de estratégias de engenharia metabólica. Este trabalho teve por objetivo obter dados experimentais para aprimorar o modelo metabólico e aprofundar o conhecimento do metabolismo de S. typhimurium (St). Foram realizados cultivos contínuos à taxa de diluição (D) de 0,24 e 0,48 h-1, utilizando U-13C-glicose como substrato. Aminoácidos da biomassa foram analisados por GC-MS. A análise de fluxos metabólicos permitiu determinar a distribuição de fluxos nas principais vias metabólicas de St. A glicólise foi a via majoritamente utilizada para catabolisar a glicose. As maiores diferenças nos fluxos estimados, para as duas D, verificaram-se nas vias anapleróticas. Sobrepondo os dados de fluxos intracelulares ao modelo metabólico será gerado um modelo mais preciso do metabolismo de S. typhimurium.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44529
Versão da editorahttp://cobeq2016.com.br/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_46609_1.pdf104,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID