Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44676

TítuloDesafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção
Autor(es)Faria, Ádila
Ramos, Altina
Palavras-chaveBlogue
Emergência da leitura e da escrita
Jardim-de-Infância
Literacia digital
Crianças
DataNov-2007
EditoraMuseu das Comunicações
Resumo(s)Resumo As interacções com mundos virtuais e com ferramentas associadas ao conceito de Web 2.0 são hoje realidades com as quais as crianças interagem e convivem de uma forma perfeitamente natural e que se vai reflectir “nas dimensões cognitiva e sócio-afectiva da aprendizagem e na sua relação com o saber” (Ramos, 2007, p. 273). A nosso ver, a integração curricular dessas tecnologias implica a adopção de novas metodologias de ensino-aprendizagem baseadas em paradigmas construtivistas e é nossa convicção que esta alteração de paradigma, com efeitos efectivos na prática pedagógica, deve ser considerada desde o Jardim-de-Infância. Com efeito, o Jardim-de-Infância não vive alheado destes fenómenos e tem vindo a compreender, gradualmente, que a integração e apropriação das tecnologias digitais por parte das crianças é um caminho sem retorno. Na perspectiva de Amante, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem ser entendidas “como um instrumento cultural ao serviço de experiências de aprendizagem educacionalmente relevantes.” (2007, p. 57). Neste contexto, concebemos, dinamizámos e divulgámos o blogue Da Janela do meu Jardim, disponível em http://dajaneladomeujardim.blog.com, no Jardim de Infância de Rio Côvo, Stª Eulália, que consideramos ser uma abordagem inovadora em contexto curricular de Jardim-de-Infância. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação. Com este projecto, que nos levou a reenquadrar e articular conteúdos, repensar estratégias e rever didácticas específicas, pretendeu-se criar um ambiente de intercomunicação de modo a alargar e diversificar as competências de comunicação, de socialização e de literacia digital; promover a reflexão sobre o código oral e escrito e, por essa via, desenvolver comportamentos emergentes de leitura e de escrita e partilhar o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa local, nacional e internacional. No presente artigo, salientamos: a) o processo de criação, organização e sustentação do blogue bem como a fundamentação teórica subjacente; b) os resultados obtidos.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44676
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desafios e potencialidades das TIC no jardim de Infancia-Brasil-versao final.pdf417,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID