Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44676

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Ádilapor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2017-02-09T12:03:23Z-
dc.date.available2017-02-09T12:03:23Z-
dc.date.issued2007-11-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44676-
dc.description.abstractResumo As interacções com mundos virtuais e com ferramentas associadas ao conceito de Web 2.0 são hoje realidades com as quais as crianças interagem e convivem de uma forma perfeitamente natural e que se vai reflectir “nas dimensões cognitiva e sócio-afectiva da aprendizagem e na sua relação com o saber” (Ramos, 2007, p. 273). A nosso ver, a integração curricular dessas tecnologias implica a adopção de novas metodologias de ensino-aprendizagem baseadas em paradigmas construtivistas e é nossa convicção que esta alteração de paradigma, com efeitos efectivos na prática pedagógica, deve ser considerada desde o Jardim-de-Infância. Com efeito, o Jardim-de-Infância não vive alheado destes fenómenos e tem vindo a compreender, gradualmente, que a integração e apropriação das tecnologias digitais por parte das crianças é um caminho sem retorno. Na perspectiva de Amante, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem ser entendidas “como um instrumento cultural ao serviço de experiências de aprendizagem educacionalmente relevantes.” (2007, p. 57). Neste contexto, concebemos, dinamizámos e divulgámos o blogue Da Janela do meu Jardim, disponível em http://dajaneladomeujardim.blog.com, no Jardim de Infância de Rio Côvo, Stª Eulália, que consideramos ser uma abordagem inovadora em contexto curricular de Jardim-de-Infância. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação. Com este projecto, que nos levou a reenquadrar e articular conteúdos, repensar estratégias e rever didácticas específicas, pretendeu-se criar um ambiente de intercomunicação de modo a alargar e diversificar as competências de comunicação, de socialização e de literacia digital; promover a reflexão sobre o código oral e escrito e, por essa via, desenvolver comportamentos emergentes de leitura e de escrita e partilhar o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa local, nacional e internacional. No presente artigo, salientamos: a) o processo de criação, organização e sustentação do blogue bem como a fundamentação teórica subjacente; b) os resultados obtidos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherMuseu das Comunicaçõespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBloguepor
dc.subjectEmergência da leitura e da escritapor
dc.subjectJardim-de-Infânciapor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleDesafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacçãopor
dc.typepanelPresentation-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate5 Nov. - 6 Nov. 2007por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINEpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINEpor
Aparece nas coleções:DCEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desafios e potencialidades das TIC no jardim de Infancia-Brasil-versao final.pdf417,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID