Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44980

TítuloContribuições do programa institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional
Outro(s) título(s)Contributions of the institutional program of grants for trainee teachers
Autor(es)Paniago, Rosenilde Nogueira
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveFormação de professores
Aprendizagem da docência
Identidade docente
PIBIB
Professor reflexivo e pesquisador
Training teachers
Teaching learning
Teacher Identity
Reflective and researching teacher
Data24-Nov-2016
Resumo(s)A presente investigação se situa no campo da formação de professores, tendo como base de sustentação teórica, principalmente, a Sociologia da Educação e, como objeto de estudo, a aprendizagem da docência de licenciandos inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo de caso foi desenvolvido no contexto de um Instituto Federal aqui denominado como IF Campo, com o objetivo de investigar a contribuição desse programa para a aprendizagem da docência dos formandos, focando aspectos vinculados à construção da identidade docente como professor reflexivo e pesquisador. A formação de professores e os processos de construção da aprendizagem e identidade docente têm ocupado lugar fulcral nas discussões acadêmicas e políticas, em vista das múltiplas exigências, em termos sociopedagógicos, políticos, econômicos e ambientais. Nesse cenário, a tendência formativa, consubstanciada na reflexão e na pesquisa, sob a qual se subscreve, aposta no desenvolvimento profissional dos professores como profissionais reflexivos e pesquisadores. Assim, a investigação esteve ancorada em referenciais teóricos da literatura brasileira, portuguesa e de outros países europeus e americanos, cuja obra é central para a compreensão do objeto de estudo. Depois da caracterização do caso (PIBID no IF Campo), utilizou-se, como fonte de dados, a análise de documentos e de narrativas orais de nove licenciandos bolsistas do PIBID (LBP) dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores coordenadores de área (CA) projetos do PIBID, da IES, locus da pesquisa. Os resultados, representados por meio da metáfora da Rosa sinalizaram que têm sido imensos os contributos do PIBID para a aprendizagem da docência profissional e a valorização da escola de educação básica, dos professores que aí atuam e para os saberes constituídos nesse espaço. O programa possibilita a inserção do LBP, desde o início da formação, o que lhe permite a experimentação de diversas situações de aprendizagem: socialização à docência (planejamento de aula, elaboração aplicação de estratégias didáticas diferenciadas, participação em reuniões na escola, eventos culturais e científicos e iniciação à pesquisa, em que o aluno é incitado a desenvolver posturas investigativas, elaborar e executar projetos de ensino e de pesquisa). O PIBID é um campo fecundo para a consolidação da tão almejada relação teoria-prática e a tríade – ensino, pesquisa e extensão. As atividades vivenciadas no programa contribuem para o desempenho dos LBP nas Licenciaturas e para a própria formação do formador. Apesar da abundância de possibilidades, os desafios se interpõem como elementos que precisam ser repensados, por implicar diretamente a qualidade da aprendizagem dos formandos. Então, tal como os espinhos das Rosas, foram constatadas algumas das fragilidades, nas práticas do PIBID, dentre as quais destacam-se: 1) a ausência de práticas de ensino em sala de aula, desde a observação, análise e intervenção direta com os alunos numa perspectiva reflexiva e investigativa; 2) a ausência da relação das práticas que ocorrem no programa com as práticas de ensino e pesquisa dos professores que atuam no PIBID e/ou cursos de licenciaturas; 3) a ausência de formação pedagógica dos formadores e a falta de experiência com investigação e ensino na educação básica; 4) a ausência de trabalho colaborativo entre os vários atores do programa e de trabalho interdisciplinar entre os projetos.
This research takes place in the field of teacher training and its theoretical support foundations lies, mainly, on Sociology of Education. The object of study is teacher training of graduate students who enrolled in the Institutional Program of Grants for Trainee Teachers (PIBID).The case study was developed in the context of a Federal Institute, henceforward referred to as IF CAMPO, in order to investigate the contribution of this program to trainees learning, focusing on aspects related to the making of the teacher identity, as a reflective teacher and as a researcher. The training of teachers and the processes of the making the learning and the professional identity have seized a central place in academic and political discussions, given the multiple demands in social-pedagogical, political, economic and environmental terms. In this context, the training tendency, taking the shape of reflexion and research, in which it lies, trusts on the professional development of teachers, as reflective practitioners and researchers. Thus, research has been anchored in theoretical frameworks of Brazilian, Portuguese and other European and American educational literature, whose work is central to the understanding the our subject of study. After the characterization of the case (PIBID in IF CAMPO), we have used, as our source of data, analysis of documents and unwritten narratives of nine undergraduate PIBID (LBP) fellows who were completing the courses of Mathematics, Biology and Chemistry and of three area teaching coordinators (CA), namely projects of PIBID, of IES, of locus of research. The results obtained, represented by the metaphor of Rose, signalled that PIBID has provided a great number of contributions to the training of the teaching profession and to the appreciation of the basic education school, of their teachers and of the knowledges produced in this setting. The program allows the inclusion of LBP, since the beginning of the training, which allows experimentation of different learning situations: socialization of the teaching professionals (lesson planning, preparation and implementation of differentiated teaching strategies, participation in meetings at the school, in cultural and scientific events, and initiation to research, in which the trainee is encouraged to develop research postures, to develop and implement educational and research projects). PIBID is a fruitful field for the consolidation of the longed for theory-practice relationship and of the triad - teaching, research and extension. The activities experienced in the program contribute to LBP's performance in the Graduate Courses and in the the training of their professors. Despite the abundance of possibilities, there remain challenges, as elements that need to be reconsidered, since they have direct implications on the quality of learning of the trainees. Then, as thorns stand for roses, some weaknesses were detected in the practices of PIBID, among which one can highlighted: 1) the lack of teaching practices in the classroom, namely observation, analysis and direct intervention with trainees, in accordance with a reflective and research perspective; 2) the lack of relation between the practices that are implemented in the program with the teaching practices and research of teachers who work in PIBID and/or in undergraduate courses; 3) the lack of pedagogical training of head and the lack of experience with research and education in basic education; 4) the lack of collaborative work between the various actors of the program and of interdisciplinary work between projects.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Sociologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44980
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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