Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4512

TítuloReflexões sobre o património e a memória à luz da era tecnológica
Autor(es)Sá, Alberto
Palavras-chavePatrimónio
Herança cultural
Memória
Arquivo
Preservação
Tecnologia
Informação
Data2005
Resumo(s)A herança cultural e o património são veículos exemplificativos para as sucessivas gerações da importância de pertença a uma comunidade. Este sentimento de integração reforça-se pela identificação ao entorno cultural, histórico e natural. Muito deste efeito de coesão social é alcançado pela protecção dos valores comuns e pela preservação das evidências materiais, na forma de objectos, edifícios ou paisagens. O registo, o arquivo e a preservação de dados relevantes é inato à natureza humana, pelo que, desde os primórdios da Humanidade, está subjacente a perspectiva de transmissão enquanto herança. Guardar no momento para mostrar no depois, perpetuando significados, vivendo-os em função de um futuro incerto. Registar informações, construindo memórias que servirão de narrativas de um espaço e de um tempo concretos, numa dinâmica contínua que flui pelo tempo e que serve de elo de ligação entre gerações. Promover, em simultâneo, o respeito pelos traços do passado, mas também conferir à dinâmica temporal o sentido de continuidade, reflectindo “agora” o que outrora “foi”. Mas o frenesim das sociedades actuais, ritmado pelo tempo real e pela lógica global da Rede, trouxe implicações para a definição dos valores de pertença, de identidade e, no fundo, para o entendimento e configuração do património, da herança cultural e da memória – razões que motivaram o exercício a que este estudo se presta, à luz da Era Tecnológica.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoComunicação apresentada no I Congresso Internacional de História : "Territórios, culturas e poderes", Braga, 5 - 7 Dezembro 2005.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4512
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
albertosa2005_reflexpatrimemoria.pdf98,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID