Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45175

TítuloAvaliação de desempenho: dilemas e desafios
Outro(s) título(s)Performance assessment: dilemmas and challenges
Autor(es)Barbosa, Ana Filipa Ribeiro
Orientador(es)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Palavras-chaveAvaliação de Desempenho
Formação
Recursos humanos
Performance Evaluation
Training
Human Resources
Data2-Fev-2017
Resumo(s)O presente trabalho tem como problemática central a Avaliação de Desempenho e procuramos em conjunto com um grupo de trabalhadores de uma organização – Santa Casa da Misericórdia Alfa - realizar uma proposta de um sistema de Avaliação de Desempenho. Na nossa intervenção de estágio recorremos ao método do estudo de caso, um vez que desenvolvemos a nossa prática junto de um grupo de 38 trabalhadores de duas valências da organização: creche e jardim de infância e também de outros trabalhadores que futuramente serão os avaliadores de desempenho dos trabalhadores de distintas valências. Os objetivos gerais que nortearam o nosso trabalho foram: desenvolver uma ação de formação que permita perceber que significados e importância atribuem os trabalhadores e dirigentes à Avaliação de Desempenho e construir uma proposta de objetivos da Avaliação de Desempenho de forma conjunta e participada pelos futuros avaliados. A(s) técnica(s) de recolha de dados presente(s) ao longo de todo o trabalho na organização foram a observação; a análise documental; o focus group e um inquérito por questionário ministrado a 33 trabalhadores no final da ação da formação em que participaram. Ao longo das sessões, que constituíram o plano de formação, foi dada a voz aos trabalhadores de forma a que a estratégia avaliativa de desempenho fosse pensada e concebida por e para os próprios trabalhadores. Ao longo deste trabalho foram explanados os pressupostos teóricos que contribuíram para a articulação entre as diferentes dimensões da nossa prática, nomeadamente, as políticas educativas e a articulação com a avaliação, onde fazemos referência às mutações da intervenção política ao nível da educação; a Avaliação de Desempenho como uma das principais práticas de Gestão de Recursos Humanos; os modelos pedagógicos no campo da educação de adultos e ao processo de gestão da formação. Uma das principais conclusões que destacamos refere-se às representações dos trabalhadores acerca da avaliação de desempenho uma vez que esta é considerada maioritariamente como uma forma de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores mas também para o desenvolvimento organizacional, apesar de se registarem nos trabalhadores alguns receios em torno desta problemática.
This work’s central problematic is Performance Assessment and we have attempted, along with a group of workers in an organization - Santa Casa da Misericórdia Alfa – to carry out a proposal of a performance evaluation system. In our professional practice intervention we used the case study method because we developed our practice with a group of 38 workers from two facilities of the organization: nursery and kindergarten and also with other workers who, in the future, will be the performance assessors of workers from different facilities. The general objectives that guided our study were: to develop a teaching program that will enable the comprehension of the meanings and importance given to Performance Evaluation by the workers and leaders and to build a proposal of the goals of the Performance Evaluation with the future evaluated, in a joint and shared manner. The techniques (s) for the data gathering throughout the work in the organization were observation; document analysis; the focus groups and a questionnaire presented to 33 employees at the end of the formation initiative they attended. Throughout the sessions which constituted the training plan, voice was given to the workers so that the performance evaluation strategy was conceived and designed by and for the workers themselves. Throughout this work, the theoretical assumptions that have contributed to the articulation between the different dimensions of our practice were explained, in particular education policies and their connection with assessment, in which we refer: the changes of political interventions in education; Performance Assessment as one of the main practices of Human Resources Management; the pedagogical models in the field of adult education and the training management process. One of the main conclusions which we highlight concerns the representation of workers on the performance evaluation since this is mainly considered a way to contribute to the personal and professional development of workers and also to the organizational development, although workers show some fears related to this problem.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45175
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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