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https://hdl.handle.net/1822/45176
Título: | Grupos de apoio entre pais: perspetivas de mães de crianças com PEA do distrito de Braga |
Outro(s) título(s): | Parent support groups: perspectives of mothers of children with ASD from the district of Braga |
Autor(es): | Araújo, Lara Rafaela Andrade Araújo |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Perturbação do Espetro do Autismo Família Intervenção Precoce Grupos de Apoio entre Pais Autism Spectrum Disorder Family Early Intervention Parent Support Groups |
Data: | 8-Fev-2017 |
Resumo(s): | Os pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) enfrentam
níveis de stress e cansaço bastante elevados devido às situações que surgem no dia-a-dia,
provenientes das exigências nos cuidados de saúde dos filhos, da falta de compreensão
ou julgamento da sociedade e das situações inesperadas que a criança lhes proporciona.
Seria, assim, oportuno compreender as perspetivas de mães de crianças com PEA
sobre a importância, benefícios e dinâmicas de funcionamento dos Grupos de Apoio entre
Pais.
Posto isto, os objetivos do presente estudo passam por conhecer, compreender e
explorar: 1) as perspetivas de mães de crianças com PEA acerca da importância dos
Grupos de Apoio entre Pais; 2) a perspetiva de mães de crianças com PEA acerca das
dinâmicas de funcionamento dos Grupos de Apoio entre Pais; e 3) a perspetiva de mães
de crianças com PEA acerca dos possíveis benefícios que os Grupos de Apoio entre Pais
lhes poderiam proporcionar.
A metodologia em vigor define-se pela natureza qualitativa, onde foram realizadas
entrevistas semiestruturadas a 4 mães de crianças com PEA, de idades compreendidas
entre os 2 e os 6 anos, residentes no distrito de Braga.
Através dos dados recolhidos é possível concluir que as famílias vêem os Grupos
de Apoio entre Pais como o possível apoio complementar que lhes traria uma nova
motivação, melhores níveis de bem-estar, menores níveis de stress, maior capacidade de
lidar com as diferentes situações do dia-a-dia, mais e melhor informação sobre os direitos
da criança, e, também, menores níveis de tristeza, solidão, e insegurança.
Quanto à criação deste tipo de grupos, apurou-se que as Instituições Locais seriam
quem teria um papel essencial nesta ação, uma vez que conseguem chegar a mais pais e
apresentar uma organização de agenda mais coerente. Parents of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) face high levels of stress and tiredness due to the situation that arise in their routines. It happens because of the health care requirements of their children, the lack of understanding and the bad judgments by the society and also because of the unexpected situations that their child gives them. Therefore, it would be appropriated to understand what are the mothers’ perspectives about the importance, benefits and dynamics of Parent Support Groups. So, this study’s main objectives are to know, understand and explore: 1) the perspectives of mothers of children with ASD about the importance of Parent Support Groups; 2) the perspective of mothers of children with ASD about the dynamics of Parent Support Groups; and 3) the perspectives of mothers of children with ASD about the potential benefits of participation in Parent Support Groups. The present research comprises the qualitative interview method, by conducting semi-structured interviews to 4 mothers of children with ASD, with ages between 2 and 6 years old, who live in Braga. Using the collected data it is possible to conclude that families see the Parents Support groups as a possible additional support that would bring them a new motivation, better levels of well-being, lower levels of stress, greater skills to deal with the different day-by-day situations, more and better information about the rights of their child, and, also, lower levels of sadness, loneliness and insecurity. About the creation of this type of groups, it was found that the Local Institutions would have the most essential role in this action, once they are able to reach a bigger number of parents and submit a better and coherent schedule. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de espacialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45176 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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