Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45232

TítuloA evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
Outro(s) título(s)The evolution of the students ideas in 1st and 2nd cycle of basic education with the use of experimental activities: a pedagogical experience in the study of light
Autor(es)Gomes, Ângela Cristina
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveConstrutivismo
Conceções prévias
Atividades experimentais
Luz
Fotossíntese
Constructivism
Previous conceptions
Experimental activities
Light
Photosynthesis
Data27-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado no Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi implementado na turma do 3º ano da escola EB1 de S. Mamede e do 6ºano da escola EB 2/3 de Gualtar. Deste modo, pretendia-se avaliar a evolução das ideias dos alunos sobre os respetivos tópicos programáticos, com recurso a atividades experimentais. Para isto, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Levantar as ideias prévias dos alunos acerca da luz (3ºano) e da fotossíntese (6ºano); 2) Promover a evolução das ideias dos alunos através do confronto das ideias prévias com evidências experimentais resultantes do desenrolar das atividades implementadas; 3) Avaliar o impacto das atividades realizadas na evolução das ideias dos alunos sobre as temáticas em estudo. Para a implementação do projeto foi adotada uma metodologia de investigação-ação, sendo que, numa fase inicial, a turma foi observada atentamente de forma a investigar as suas necessidades. Assim, foi implementada uma estratégia didática que possibilitava o levantamento das conceções prévias dos alunos e a implementação de atividades que permitissem aos alunos confrontar as suas ideias com as evidências experimentais. Através desta estratégia de ensino-aprendizagem, onde foram aplicados questionários de levantamento das conceções prévias, fichas de trabalho, diálogos decorrentes das atividades experimentais e pós-questionário/questionário síntese, pretendia-se avaliar a evolução das conceções prévias dos alunos. As análises desenvolvidas e as conclusões retiradas da implementação das atividades, permitiram verificar uma evolução das ideias dos alunos, quer pela consolidação, quer pela substituição destas ideias.
This internship report was developed within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, of the Master Degree in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This pedagogical intervention project was implemented in the class of the 3th year of the EB1 School of S. Mamede and in the class of the 6th year of school EB 2/3 Gualtar. Thus, intended to evaluate the progress of students' ideas about the respective topics of the program, using experimental activities. For this, we defined the following objectives: 1) Lift the previous ideas of students about light (3rd year) and photosynthesis (6th year); 2) To promote the development of students' ideas through the confrontation of previous ideas with experimental evidence resulting from the conduct of activities implemented; 3) To assess the impact of activities on the development of students' ideas about the issues under study. For the implementation of the project was adopted a methodology of action-research, and at an early stage, the class was closely watched in order to investigate their needs. Thus, it was implemented a teaching strategy that allowed the lifting of the previous conceptions of the students and the implementation of activities that allow students to confront their ideas with experimental evidence. Through this teaching-learning strategy, which were applied survey questionnaires of previous conceptions, worksheets, dialogues arising from experimental activities and post-survey / questionnaire synthesis, intended to evaluate the evolution of the previous conceptions of the students. The developed analyzes and conclusions drawn from the implementation of activities, has shown an evolution of the ideas of students, either by consolidation, either by replacing of the previous conceptions and ideas that they had.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45232
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Angela Cristina Gomes.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID