Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45238

TítuloReorganização e dinamização da área das artes e atividades plásticas: relato de uma experiência em contexto creche e jardim de infância
Outro(s) título(s)Restructuring and streamlining of the area of arts and plastics activities: report of an experience in nursery and kindergarten context
Autor(es)Vieira, Andreia Filipa Moreira
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveÁrea das artes e atividades plásticas
Dinamização
Reorganização
Participação ativa
The arts and plastic activities
Promotion
Reorganization
Active participation
Data25-Jan-2017
Resumo(s)Este relatório de estágio, inserido na unidade curricular da prática de ensino supervisionado do mestrado em Educação Pré-escolar, apresenta um projeto de intervenção pedagógica em contexto creche e jardim-de-infância. Foi a partir de uma observação cuidada e detalhada das crianças e dos contextos que se planeou e construiu um projeto de intervenção pedagógica, para os contextos de creche e de jardim de infância, com os objetivos de reorganizar a área das artes e atividades plásticas e de dinamizar a área através de atividades de experimentação e fruição. A concretização dos objetivos traçados envolveu a participação ativa das crianças nas atividades que foram surgindo ao longo da intervenção pedagógica, bem como na reorganização da área das artes e atividades plásticas através da etiquetagem e disposição dos materiais. Sustentada na abordagem da metodologia da investigação-ação, esta intervenção pedagógica teve em especial atenção as necessidades e interesses dos grupos de crianças envolvidos.
This internship report, inserted in the course of Supervised Teaching Practice Master in Preschool Education, presents a pedagogical intervention project in daycare context and kindergarten. It was from a careful and detailed observation of children and contexts that planned and built a pedagogical intervention project for daycare settings and kindergarten, aiming to reorganize the arts and plastic activities and boost the area through experimentation and enjoyment activities. Achieving the goals set involved the active participation of children in activities that have emerged over the pedagogical intervention, as well as the reorganization of the arts and plastic activities by labeling and disposal of materials Sustained in the approach of the action-research methodology, this educational intervention took special attention to the needs and interests of children involved groups.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45238
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Filipa Moreira Vieira.pdf
Acesso restrito!
2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID