Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45307

TítuloA formação e-Learning em contexto de trabalho: um estudo exploratório centrado nas perceções dos trabalhadores
Outro(s) título(s)E-Learning training in work context: an exploratory study focused on workers’ perceptions
La formation e-Learning dans un contexte de travail: une étude exploratoire centré sur les perceptions des travailleurs
Autor(es)Cunha, Luís Alberto Martins
Orientador(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Palavras-chaveEducação
Formação
Formação e-Learning
Perceções
Education
Training
E-Learning training
Perceptions
Éducation
Formation
Formation e-Learning
Data19-Dez-2016
Resumo(s)A evolução tecnológica trouxe à educação novos desafios, sendo que um dos mais patentes é a nova forma de como esta é realizada. Atualmente, os processos de ensino e de aprendizagem, para além da forma tradicional, podem ser realizados com o apoio de meios tecnológicos crescentemente sofisticados e facilitadores em muitos domínios da prática educativa e formativa, nomeadamente através computadores conectados a uma rede de internet. O presente relatório intitulado “A Formação e-Learning em Contexto de Trabalho: um estudo exploratório centrado nas perceções dos trabalhadores”, tem como principal propósito avaliar as perceções relativamente a um programa de formação e-Learning adotado por uma grande organização portuguesa. Para o desenvolvimento do estudo e dada a natureza do mesmo, optamos por utilizar uma metodologia híbrida ou mista. Assim, começamos por utilizar uma técnica de recolha da informação que se enquadra nas abordagens qualitativas, a entrevista, com o intuito de obter junto dos responsáveis do programa de formação e-Learning as suas opiniões acerca deste programa e o que gostavam de ver esclarecido pelos trabalhadores que realizam a formação nesta modalidade. A metodologia quantitativa foi também utilizada, através da administração de um inquérito por questionário e respetiva análise estatística, com o objetivo de recolher as informações necessárias junto dos trabalhadores, relativamente às suas perceções sobre a formação e-Learning. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos trabalhadores perceciona de forma positiva a formação que realiza na modalidade e-Learning. Apesar disso, existem determinados aspetos que podem ser aprimorados, no sentido de melhorar estas experiências de formação.
Technological progress has brought new challenges to education, and one of the most obvious is the new way of how this is accomplished. Currently, the processes of teaching and learning beyond the traditional ways, can be carried out with the support of increasingly sophisticated technological tools and facilitators in many areas of education and training practice, namely by computers connected to an internet network. This report entitled "E-Learning training in work context: an exploratory study focused on workers’ perceptions" has as main objective to evaluate the perceptions regarding an e-Learning training program adopted by a large Portuguese company. To develop the study and given the nature of it, we choose to use a hybrid or mixed methodology. So, we begin by using an information gathering technique that fits the qualitative approaches, the interview, in order to get to those in charge of the e-Learning training program their opinions about this program and what they would like to see clarified by the employees who perform training in this modality. The quantitative methodology was also used by the administration of a survey and respective statistical analysis, in order to collect the necessary information from the employees, for the perceptions they had about the e-Learning training. The study results show that the majority of employees perceive positively the training done in the e-Learning modality. However, there are certain aspects which can be improved in order to become better these training experiences.
L’évolution technologique a apporté à l’éducation de nouveaux défis, mais aussi de nouvelles forms de l’engendrer. Actuellement, et outre sa forme traditionnelle, les méthodes d’enseignement et d’apprentissage peuvent être réalisées à l’aide de moyens technologiques de plus en plus sophistiqués et facilitateurs dans plusieurs domains de la pratique éducative et formative, notamment, grâce aux ordinateurs connectés à un reseau d’Internet. Ce compte-rendu intitulé “La Formation e-Learning dans un context de travail: une etude exploratoire centré sur les perceptions des travailleurs” a pour objectif d’évaluer les perceptions d’un groupe d’apprenants en train de fréquenter un programme de formation e- Learning adopté par une grande organisation portugaise. Pour le développement de l’étude, et étant donné la nature du même, on a choisi d’utiliser une méthode hybride ou mixte. Ainsi, on a commencé par utiliser une technique de collecte d’information – l’interview – qui s’encadre dans le abordages qualitatives dans l’objectif d’obtenir l’opinion des responsables de la formation e-learning et de ce qu’ils attendant des apprenants. La méthode quantitatif a été aussi utiliséé, par l’intermédiaire d’un questionnaire dont les résultats ont été par la suite analysés, afin de recueillir les informations nécessaires des travailleurs en ce qui concerne leur perception de la formation e-Learning. Les résultats de l’étude montrent que la majorité des employés envisage d’une manière positive la formation qu’elle effectue dans la modalité de e-Learning. Cenpendant, il y a différents aspects qui peuvent être améliorés, afin de perfectionner ces expériences de formation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45307
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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