Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45423

TítuloComo promover a mobilidade ciclável em Portugal. O caso da cidade de Braga
Autor(es)Meireles, Mário José Dias
Orientador(es)Ribeiro, Paulo
Costa, Baptista da
Palavras-chaveMobilidade Ciclável
Mobilidade
Bicicletas
Modos Ativos
Benchmarking
Promoção do uso da Bicicleta
Braga
Cycle mobility
Mobility
Bicycles
Active mode
Benchmarking
Cycling
Cycling promotion
Data11-Jan-2017
Resumo(s)Uma das mais importantes vertentes da mobilidade urbana sustentável é a promoção dos modos ativos de transporte, nomeadamente o ciclável, sendo previsível que o aumento da sua utilização permita o cumprimento das metas Europeias de redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa nas cidades para 80 a 95% abaixo dos níveis de 1990, no ano de 2050. Por outro lado, importa destacar a meta da European Cyclist Federation para que o modo ciclável represente 15% da repartição modal, na Europa, em 2020. É possível constatar que a estratégia europeia para a descarbonização do setor dos transportes e de uma mobilidade mais sustentável passa por um aumento do uso da bicicleta em deslocações pendulares casa-trabalho, tendo-se verificado um investimento em infraestruturas cicláveis para esse fim, importando então saber que técnicas podem ser utilizadas para tornar essas infraestruturas sustentáveis. Uma rede ciclável deve ser construída tendo por base os seguintes critérios funcionais: legibilidade, conforto, atratividade, coesão, segurança e continuidade. Para além disso, deve atender à resolução de potenciais pontos de conflito nas interseções e considerar a sua interação com as atividades associadas aos diferentes usos de solo da sua área de influência. Por outro lado, esta rede deve ser apoiada por infraestruturas de estacionamento, que respeitem as boas práticas internacionais para garantir a segurança dos ciclistas. Por último, importa realçar aspetos relacionados com a acessibilidade a Pessoas de Mobilidade Reduzida e o cumprimento das distâncias mínimas de proximidade aos pontos de destino. Assim, torna-se necessário definir e caraterizar quais as técnicas de promoção para a utilização do modo ciclável de forma regular que permitirão tornar o investimento infraestrutural rentável e, simultaneamente, efetivar uma transição modal do transporte individual para o ciclável. Para isso será apresentado um exercício de benchmarking para algumas cidades europeias que conseguiram uma inversão dos padrões de mobilidade, com o aumento do uso da bicicleta e diminuição do uso do automóvel, através da promoção do ciclável, da instalação de sistemas de bicicletas partilhadas, de incentivos fiscais e outras técnicas que serão devidamente apresentadas e discutidas. Por último, serão propostas algumas técnicas para a cidade de Braga, de modo a atingir uma taxa de utilização de 10% do modo ciclável.
One of the most important aspects of sustainable urban mobility is the promotion of active modes of transport, in particular cycling. Is expected that the increase of their use will enable the compliance of the European targets for reducing greenhouse effect gas emissions in the cities to 80 - 95% by 2050, below 1990 levels. On the other hand, it is worth highlighting the goal of European Cyclist Federation for the cycling mode to represents 15% of the modal split in Europe in 2020. In addition, it is clear that the European strategy for the decarbonisation of the transport sector and for a more sustainable mobility goes through an increase use of bicycle commuting from home to work, by verifying an investment in bike lanes infrastructure for this purpose, matterring then to know which are the techniques that can be used to make these infrastructure sustainable. A cycling network should be built based on the following functional criteria: directness, comfort, attractiveness, cohesion, security and continuity. Furthermore, should meet to resolve potential conflict points at intersections and consider their interaction with the activities associated with different land use in your area of influence. On the other hand, this network must be supported by parking infrastructure, respecting international good practice to ensure the safety of cyclists. Finally, it is noted aspects related to accessibility for disabled persons and compliance with the minimum distances proximity to destination points. It is necessary to define and characterize which are the techniques to promote the regularly cycling mode that will allow to make the infrastructure investment profitable and, simultaneously, make a modal transition from individual transport to cycling. A benchmarking exercise will be presented for some European cities that have achieved a reversal of mobility patterns, with increased bicycle use and reduced car use, through the promotion of cycling, installation of bike sharing systems, tax incentives and other techniques to be properly presented and discussed. Finally, it will be proposed some techniques to the city of Braga, in order to achieve a utilization rate of 10% of the cycling mode.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Engenharia Urbana (Ramo Cidades Sustentáveis)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45423
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_02_23_PG25289_Dissertacao-Mestrado.pdf18,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID