Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45498

TítuloA aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
Outro(s) título(s)A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras
Autor(es)Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Interação oral
Línguas estrangeiras
Ensino
Cooperative learning
Oral interaction
Foreign languages
Teaching
Data13-Dez-2016
Resumo(s)Este relatório é o resultado de uma experiência de estágio em ensino de inglês e espanhol numa escola secundária em Portugal. Nele encontramos a fundamentação teórica que suporta a prática de estratégias de aprendizagem cooperativa como base de melhoramento da interação oral na língua meta. Para tal, estabeleceram-se como objetivos da intervenção pedagógica: (1) caraterizar as representações e comportamentos dos alunos incidentes na aprendizagem cooperativa na aula de língua inglesa e espanhola; (2) desenvolver a oralidade na componente de interação oral através de estratégias de aprendizagem cooperativa em contexto escolar; (3) desenvolver a gestão cooperativa como estratégia de estudo para as competências gerais e comunicativas; (4) verificar se o desenvolvimento de competências cooperativas nos alunos se repercute positivamente na aquisição das línguas estrangeiras e, em especial, na sua interação oral; e (5) a avaliação do impacto da intervenção no desenvolvimento das estratégias da aprendizagem cooperativa e da interação oral.Para cumprimento destes objetivos, observaram-se diretamente as aulas «, implementou-se um questionário inicial e final, criaram-se materiais que desenvolvessem a gestão cooperativa e a interação oral, durante toda a intervenção, tendo por base uma metodologia de investigação à ação. Na avaliação global dos resultados, conclui-se que as estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação oral tiveram um discreto impacto na opinião dos alunos. No entanto, nas classificações dadas aos alunos, as notas são maioritariamente positivas.
This report is the result of a teaching practicum in English and Spanish at a secondary school in Portugal. Here we found the theoretical foundation that supports the practice of cooperative learning strategies as a basis for improvement of oral interaction in the target language. To this end, the following educational intervention goals were established: (1) to characterize the representations and behaviors of students’ incidents in cooperative learning in English and Spanish classrooms; (2) to develop speaking skills in the oral interaction component through cooperative learning strategies in schools; (3) to develop cooperative management study approaches for general and language skills; (4) to check whether the development of cooperative skills in students has a positive effect on the acquisition of foreign languages and, in particular, in its oral interaction, and; (5) to evaluate the impact of intervention in the development of cooperative learning strategies and oral interaction. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good. To meet these objectifs, the classes were directly observed, an initial and final questionnaire was implemented, materials were created to develop cooperative management and oral interaction during the intevation, based on action research methodology. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45498
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Mendes.pdf4,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID