Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45530
Título: | E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação |
Autor(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Metodologia de investigação Grounded theory NUD*IST Escrita académica convencional Tendências alternativas emergentes Poema narrativo TIC-crianças |
Data: | 2008 |
Resumo(s): | Está em curso um interessante debate acerca de formas alternativas à escrita convencional como meio de representar e divulgar dados, processos e resultados da investigação. Este é um campo emergente que pode trazer novas e enriquecedoras perspectivas à escrita académica e à própria metodologia de investigação e que tem merecido o interesse de alguns autores: Faulkner, 2007; Prendergast, 2006; Hartnett, 2003; Richardson, L. 1994, 1992, 1998, 2000, 2002; Richardson, M, 1998; Sullivan, 2002; Butler-Kisber, 1998; Hones, 1998; Glesne, 1997, entre outros. Refiro-me, em particular, ao texto poético porque considero que a poesia pode ser mais um caminho para o conhecimento e para a representação da investigação e também por ser essa a forma que assumem as minhas tentativas de principiante na aproximação a esta área, trabalhos exploratórios e fundamentados nos dados recolhidos e analisados no contexto da minha tese de doutoramento. O objectivo desta investigação foi estudar os factores intervenientes no processo de utilização de TIC em actividades de aprendizagem, principalmente de língua, e das conexões entre eles, processo que conduziu à criação de uma teoria substantiva. O trabalho de campo incluiu principalmente actividades de escrita, sobretudo com processador de texto, mas também com meios convencionais. Os alunos desenvolveram ainda algumas actividades de pesquisa de informação na Web e de comunicação oral/conversação através de videoconferência. Fiz a recolha de dados a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise desses dados recorri a técnicas sugeridas pela grounded theory, com o apoio de um programa informático de análise qualitativa de dados, o Nud*ist. Nesta comunicação: a) começo por apresentar resumidamente a metodologia de investigação da tese cujos resultados foram redigidos segundo as normas académicas convencionais; b) depois, parto de três das proposições que integram os “resultados” do estudo para exemplificar a articulação dessa apresentação convencional de resultados com uma apresentação sob forma de poema narrativo, trabalho que venho experimentando depois de concluído o estudo, há quase 3 anos; c) termino argumentando a favor de modelos alternativos de apresentação dos resultados da investigação que podem ser vistos como desafio à objectividade e ao rigor, mas que são, afinal, formas diferentes e criativas de teorizar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45530 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E depois do estudo-apoesia como alternativa a apresentacao convencional.pdf | 256,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |