Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45584
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Raposo, Joana Sousa |
Orientador(es): | Almeida Aguiar, Cristina |
Data: | 21-Dez-2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de atividade profissional realiza-se no âmbito do Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores na área de especialização de Biologia e Geologia, ao abrigo do ponto 3, do Despacho RT-38/2011, de 21 de junho. Este trabalho inicia-se com uma reflexão da prática docente da autora desde 2003 até 2016 e termina com a exploração do tema: “Noções Básicas de Hereditariedade” lecionado ao nível do 9º ano de escolaridade.
A primeira parte deste relatório põe em evidência os contributos da formação contínua para o aperfeiçoamento do desempenho profissional, quer na vertente científica como na pedagógica. Segue-se uma seleção de atividades desenvolvidas com os alunos, com especial importância tanto para a melhoria das aprendizagens, como para a formação integral dos discentes.
Na segunda parte deste relatório é aprofundado cientificamente o tema lecionado no 9º ano, intitulado “Noções Básicas de Hereditariedade”, apresentando-se uma revisão bibliográfica dos aspetos fundamentais deste conteúdo tão abrangente, bem como algumas propostas para a sua abordagem em sala de aula.
Com este relatório pretende-se evidenciar as variadas experiências e competências adquiridas ao longo de mais de dez anos de prática letiva e ainda aprofundar e atualizar conhecimentos sobre os conceitos essenciais ligados à Genética dita Clássica, passando pela Genética Molecular até à Engenharia Genética. The current professional activity report was written within the framework of the Master degree in Sciences - Further Education for Teachers specialization in Biology and Geology, and according to section 3 of RT-38/2011 Order, from 21st June. This work begins with a reflection of the author´s teaching practice carried out from 2003 to 2016 and ends up with the analysis of the subject “Basic Knowledge of Heredity” taught in the 9th grade. The first part of this report puts in evidence the contribution of the continuous training to the enhancement of my professional performance both in the scientific and in the pedagogical fields. It is followed by the description of some activities developed with the students, selected in terms of its particular relevance either to the learning improvement or to the integral formation of students. In the second part of this report is scientifically deepened the subject taught in the 9th grade, entitled "Basic Knowledge of Heredity" and a bibliographic review of the fundamental aspects of this comprehensive subject as well as some proposals for its approach in the classroom are presented. This report aims to highlight the variety of experiences and skills acquired over more than ten years of the author´s teaching practice as well as to increase and update knowledge about essential concepts related to Classical Genetics, Molecular Genetics and Genetic Engineering. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45584 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Sousa Raposo.pdf Acesso restrito! | 14,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |