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TítuloEscolarização na educação infantil: concepções e crenças pessoais sobre aprendizagem e dificuldades de aprendizagem
Outro(s) título(s)Schooling in childhood education: personal beliefs and views on learning and learning disabilities
Autor(es)Pereira, Ana Paula Raupp
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveDificuldades de aprendizagem
Educação infantil
Conhecimento
Aprendizagem
Teorias da aprendizagem
Learning disabilities
Early childhood education
Knowledge
Learning
Learning theories
Data30-Mar-2017
Resumo(s)Esta investigação teve por finalidade identificar as concepções pessoais sobre o conhecimento, o processo de aprendizagem e dificuldades na aprendizagem. A amostra foi constituída por 123 sujeitos entre os quais graduandos e licenciados em Pedagogia e pós-graduandos em Psicopedagogia. A coleta de dados se deu por meio do Questionário Epistemológico para Educadores de Infância, contendo 66 afirmativas a serem pontuadas em Escala de Likert de cinco pontos, disponibilizado de forma online, tendo como modelo teórico, o Questionário Epistemológico para Estudantes Universitários de Schommer (1993), adaptado para o Brasil por Gonçalves (2002). Abrangeu 44 escolas públicas da Educação de Infância, uma Universidade Pública e três Faculdades privadas do município de Aracaju – SE no Brasil. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, descritiva e inferencial, com abordagem quantitativa. Concluiu-se em relação aos objetivos específicos: 1- observou-se uma prevalência de respostas do gênero feminino, com maior concentração entre os 18 e 25 anos, no qual verificou-se uma homogeneidade de respostas entre os graduandos em Pedagogia e os professores da Educação de Infância, com até 3 anos de profissão. 2- verificou-se que o grau de sofisticação obteve mais significância do que o grau de ingenuidade; 3- evidenciou-se o grau de sofisticação em relação ao grau de ingenuidade. A evidência do grau de sofisticação, não confirma à perspectiva de Schommer de que o conhecimento evolui ao longo do tempo; 4 – verificou-se um grau de ingenuidade em relação às Dificuldades de Aprendizagem. 5 - verificou-se que a análise inferencial não evidenciou diferenças estatisticamente significativas entre grupos.
This research aimed at identifying personal views on knowledge, the learning process and on learning disabilities. The sample consisted of 123 subjects, including undergraduates and graduates in Pedagogy and postgraduates in Psychopedagogy. Data collection was carried out through an Epistemological Questionnaire for Early Childhood Teachers, containing 66 statements rated on a five-point Likert scale (available online), and having as theoretical basis the Schommer Epistemological Questionnaire for University Students (1993), adapted to Brazil by Gonçalves (2002). It covered 44 public schools of Early Childhood Education, a public university and three private faculties in the municipality of Aracaju - SE in Brazil. The methodology used was exploratory, descriptive and inferential with a quantitative approach. The following conclusions were drawn based on the analysis of the specific objectives: 1- a prevalence of female responses, with the highest concentration between the ages of 18 and 25, and a homogeneity of responses amongst students in Pedagogy and Early Childhood teachers with up to 3 years of experience; 2- the degree of sophistication was more significant than the degree of naivety; 3- the degree of sophistication was also more evident than the degree of naivety, which does not confirm Schommer’s perspective that knowledge develops over time; 4- a certain naivety was also observed in relation to Learning Disabilities; 5- the inferential analysis showed no statistically significant differences amongst groups.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização de Dificuldades de Aprendizagem)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45683
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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