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TítuloDesempenho cognitivo na infância: a mãe e o meio urbano fazem a diferença
Outro(s) título(s)Cognitive performance in childhood: mother and urban environment make the difference
Autor(es)Alves, Ana F.
Lemos, Gina C.
Brito, Lurdes
Martins, Ana
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveDesenvolvimento intelectual
Aptidão cognitiva
Aprendizagem
Fatores socioculturais
Nível socioeconômico
Intellectual development
Cognitive ability
Learning
Sociocultural factors
Socioeconomic status
DataSet-2016
EditoraUniversidade de Brasília. Instituto de Psicologia
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
Resumo(s)Apesar das controvérsias sobre o conceito e a avaliação da inteligência, o desempenho cognitivo assume um papel fundamental no contexto educativo e são múltiplos os fatores que lhe estão associados. Este estudo toma uma amostra aleatória e representativa de 1201 crianças do 2.º ciclo do ensino básico de escolas públicas portuguesas, com idades entre 9 e 14 anos. Discute-se o impacto das variáveis sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, escolaridade da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural). Os resultados destacam a relevância dessas variáveis para a explicação do desempenho cognitivo dos alunos, especialmente a escolaridade da mãe e o meio urbano de proveniência. Apresentam-se considerações práticas voltadas à equidade do sistema educativo.
Despite the controversies over the concept and evaluation of intelligence, cognitive achievement plays a fundamental role in educational context, and multiple factors are related to it. The current study uses a random and representative sample of 1201 2nd grade children from Portuguese public schools, between 9 and 14 years old. This study aims to discuss the impact of social and familial variables (mother and father’s jobs, mother and father’s educational level, and urban or rural environment of belonging). The results highlight the importance of social and familial variables as an explanation to students’ cognitive achievement, with great relevance to mother’s educational level and urban environment of belonging. Practical considerations aiming a better equity in educational system are presented.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45685
DOI10.159/00102-3772e323217
ISSN0102-3772
e-ISSN1806-3446
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.159/00102-3772e323217
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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