Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45707

TítuloApresentação da obra – breves contributos para problematizar os processos educacionais
Autor(es)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos M.
Mariano, André Luiz Sena
Palavras-chaveProcessos educacionais
Desafios educativos
Currículo
Desenvolvimento curricular
Objetivos educacionais
Formação de professores
Educação
DataAbr-2017
EditoraEditora CRV
Resumo(s)O texto de apresentação da obra “Dimensões dos Processos Educacionais: da Epistemologia à Profissionalidade Docente” refere-se a vários aspetos que se tornam transversais aos textos que a constituem, procurando fazer uma síntese dos mesmos. Assim, começamos por tentar definir o termo educação sabendo que é algo de complexo e, sobretudo, informado de considerações que apontam para outras diferentes áreas de conhecimento que aportam fundamento e consistência à sua elaboração. De seguida, referimo-nos a três conceções de análise filosófica que dominam o panorama pedagógico e que informam formas diferenciadas de olhar os processos educativos e as suas diferentes articulações do ponto de vista ontológico, epistemológico e axiológico: a filosofia essencialista, a filosofia progressista e a educação nova, a filosofia reconstrutivista e a educação. O texto continua referindo-se riscos e desafios da contemporaneidade, estabelecidos em horizontes a ter em conta na definição dos processos educativos: da comunidade de base à sociedade mundial, da coesão social à participação democrática, do crescimento económico ao desenvolvimento humano. De seguida, um texto, ainda que breve, sobre educação, os processos educativos, impõe a clarificação do objeto de desenvolvimento curricular e do conceito de currículo, por ser considerado um dos principais alicerces de qualquer sistema educativo. No seguimento deste esclarecimento, questionamos, então, para quê educar. As próprias definições de educação podem incorporar o sentido global das intenções dos processos educativos. Remetem-nos para funções culturais, socializadoras e personalizadoras ou de desenvolvimento individual. Continuamos o texto com reflexões sobre os profissionais que têm como missão garantir a qualidade dos processos educacionais e, nesse sentido, a questionar a necessidade de uma formação de estruturas integradas em que diferentes componentes da formação se articulam no sentido de adquirirem uma coerência, que permita aos professores em formação encontrar um significado pessoal e profissional, de forma a, progressivamente, irem construindo as teorias práticas que poderão orientar a sua ação. Terminamos o texto com a apresentação e o deslindar das dimensões e lógicas que cada capítulo do livro intenta buscar para a melhoria dos processos educacionais, estejam elas mais relacionadas com as questões da epistemologia, do desenvolvimento curricular e da profissionalidade docente, das práticas pedagógicas e das tecnologias educacionais.
TipoPrefácio
DescriçãoA produção deste texto remete-nos para a necessidade de produzir um prefácio, com características de apresentação, sobre a elaboração do livro "Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente", que se consubstancia num conjunto alargado e diversificado de textos de autores, que se insere num leque mais vasto de atividades dinamizadas pelo Protocolo de Cooperação Internacional entre a Universidade do Minho (UM) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), firmado no início de 2016. Este Protocolo tem como objetivo mobilizar recursos com o propósito de desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico e cultural, procurando contribuir para a expansão qualitativa de atividades de ensino, pesquisa/investigação e extensão/contato com a comunidade em ambas as academias. A proposta adotada para este livro pauta-se pela busca de exploração e indagação sobre a multidimensionalidade dos processos educacionais, permitindo uma abordagem de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspetivas e diferentes campos do conhecimento.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45707
ISBN978-85-444-1558-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto_apresentacao_processos_educacionais_2017.pdf5,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID