Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45735
Título: | A palavra como manifestação de Deus em Manoel de Oliveira : O caso de O Princípio da Incerteza |
Autor(es): | Palinhos, Jorge |
Editor(es): | Lopes, Frederico |
Palavras-chave: | Palavra Deus Manoel de Oliveira |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
Resumo(s): | Em O Princípio da Incerteza (2002), Manoel de Oliveira regressou ao universo de Agustina Bessa-Luís, adaptando o romance Jóia de Família, de 2001, desta autora portuguesa, para encenar o confronto de duas mulheres: Camila e Vanessa, que parecem disputar o amor de dois homens – António Claro, ou Cravo-roxo, o marido de Camila e amante de Vanessa, e Luciano, ou Touro-Azul, amante de Vanessa e apaixonado de Camila. A adaptação literária não é uma novidade na obra de Manoel de Oliveira, que começa desde logo com a sua icónica longa-metragem Aniki-Bobó (1942), uma adaptação do conto “Os Meninos Milionários”, de Rodrigues de Freitas, que Oliveira descreve como “um pouco indeciso entre o cinema e a literatura” (Torres, 2007: 13). Tal estará relacionado com a conhecida preponderância que a palavra falada tem na cinematografia oliveiriana. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45735 |
ISBN: | 978-989-654-091-3 |
Versão da editora: | http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/87 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Palinhos_Jorge_2012_jornadas-cinema.pdf | 109,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |