Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45738

TítuloNovos sítios de arte rupestre na bacia do rio Cávado, Noroeste de Portugal
Autor(es)Sampaio, Hugo Teotónio Pinho Aluai Gonçalves
Bettencourt, Ana M. S.
Palavras-chaveGravuras rupestres
Norte de Portugal
Bacia do Cávado
Diversidade estilística e cronológica
Arte rupestre
Arte Atlântica
Outras Artes
Data2017
RevistaTechne
CitaçãoSAMPAIO, H.A.; BETTENCOURT, A.M.S. (2017). “Novos sítios de arte rupestre na bacia do rio Cávado, Noroeste de Portugal”, in S. Garcês; H. Gomes, A. Martins, L. Oosterbeek (Eds.), A Arte das Sociedades Pré-Históricas. Atas do IV ASP 2015, 26-29 de novembro, Mação 2015 [Techne 3 (1)], 75-87.
Resumo(s)São poucos os lugares de arte rupestre conhecidos na bacia do rio Cávado. Tornando-se crucial a divulgação de sítios inéditos, são apresentados novos dados relativos a lugares com gravuras rupestres no concelho de Barcelos, distrito de Braga. Considerado como a representação clássica de Arte Atlântica, o complexo da Quinta de Paranho conjuga círculos concêntricos, círculos segmentados e covinhas. Motivo raro nesta área geográfica, a representação de um possível equídeo, surge no corpo da capela de Santiago de Moldes. Por fim, em Campo de Moinhos ocorre a representação de outro raro motivo, uma mão com antebraço. Entre outras considerações, os dados revelam uma ampla tradição na gravação de afloramentos nesta área, entre a Pré- história Recente e a Proto-história ou mesmo época posterior. A presença de um equídeo, a sul da bacia do rio Lima, considerada a “fronteira” destas representações, permite colocar a hipótese de que a expansão deste tipo de motivos possa ter ocorrido de norte para sul, quiçá por via marítima.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45738
ISSN2182‑9985
Versão da editorahttp://www.pacadnetwork.com/techne/index.php/techne/about
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Comunicações em encontros internacionais/Papers at International Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SAMPAIO_HAS_BETTENCOURT_AMS_2017_Novos.pdf14,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID