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https://hdl.handle.net/1822/45837
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Campos, Anabela de Sousa |
Orientador(es): | Almeida, M. T. M. Pinheiro, Arminda Anes |
Data: | 18-Abr-2017 |
Resumo(s): | Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores, na área de especialização em Biologia e Geologia, dando cumprimento ao despacho RT-38/2011.
Numa primeira parte, apresento o tema que selecionei para aprofundar conhecimentos científicos, “Educação
Sexual em Contexto Escolar”, uma vez que, com frequência, é solicitado aos professores com formação em Biologia
que desenvolvam temas relativos à educação sexual incluídos nos programas de Educação para a Saúde. Neste
capítulo abordo aspetos relativos à legislação portuguesa relacionada com esta questão, bem como algumas reflexões
sobre as práticas educativas mais recentes.
A seleção deste tema fundamenta-se na necessidade de aprofundar conhecimentos nesta área uma vez que considero que a formação, ao nível da licenciatura, foi escassa no sentido de me permitir desenvolver competências
e conhecimentos capazes de facilitar uma prática educativa mais eficaz, que contribua para o desenvolvimento pleno
das crianças e dos jovens no contacto diário no âmbito da atividade docente e que inclua a vertente da sexualidade
que se pretende informada e responsável. A educação sexual em contexto escolar está para além da abordagem dos
conteúdos fixados nas orientações ministeriais. Neste processo educativo as questões dos afetos e dos valores
tornam-se imprescindíveis e revestem-se de uma enorme importância quando se perspetiva a construção da
identidade pessoal. A educação sexual, enquanto processo educativo, pretende promover o desenvolvimento
harmonioso das crianças e jovens em processos sociais absolutamente estruturantes na vida de qualquer ser e que
inclui as expressões da sua sexualidade nos processos de interação humana. É possível verificar que a promoção da
saúde sexual e reprodutiva tem assumido uma importância crescente nos setores da Educação e da Saúde,
assumindo-se que esta contribui de forma crucial para a formação pessoal e social dos indivíduos. A criação de
condições que permitam que os docentes se sintam capazes de agir de forma adequada e coerente face às dúvidas
e manifestações das crianças e jovens relativas à sua sexualidade torna-se urgente.
Na segunda parte deste relatório apresento uma descrição das principais atividades docentes desenvolvidas,
acompanhadas de uma reflexão acerca das motivações e aprendizagens conseguidas com a sua implementação.
Especificamente, entre outros aspetos, estão incluídos os cargos desempenhados, os níveis lecionados, as ações de
formação frequentadas, bem como os projetos mais relevantes nos quais estive envolvida.
A descrição destas atividades teve como principal critério a necessidade de demonstração do caminho realizado
no âmbito do crescimento pessoal e profissional, com ênfase nos processos que permitiram uma maior aproximação
entre docente e estudantes, um aprofundamento de conhecimentos apreendidos com os mesmos e o desenvolvimento
da capacidade de compreensão por força da análise das diferentes situações partilhadas e através das quais
contextualizo e reequaciono o sentido da atividade pedagógica. This report was prepared in the scope of the Master's Degree in Science - Continuing Teacher Training in the area of Biology and Geology specialization, in compliance with the order RT-38/2011. In the first part, I present the theme that I have selected to enhance scientific knowledge: "Sexual Education in a School Context", since teachers with a background in Biology are often asked to develop topics related to sexual education included in Health Education programs. In this chapter I discuss aspects related to the portuguese legislation as well as some reflections on the most recent educational practices. The selection of this theme is based on the need to increase the knowledge base in this area since I consider that the training, at the undergraduate level, was scarce in order to allow me to develop skills and knowledge capable of facilitating a more effective educational practice contributing for the full development of children and young people in the daily contact within the scope of the teaching activity including the aspect of sexuality that is intended and informed and responsible. Sexual education in a school context goes beyond the content of ministerial guidelines. In this educational process, themes like affection and values become essential and are of great importance when considering the construction of personal identity. Sexual education, as an educational process, seeks to promote the harmonious development of children and young people in developmental social processes, structuring the life of an individual and includes the expressions of their sexuality in the processes of human interaction. It is possible to verify that the promotion of sexual and reproductive health has assumed an increasing importance in the Education and Health sectors, assuming that critically contributes to the personal and social formation of the individuals. Creating conditions that allow teachers to feel able to act in an adequate and coherent way to face the doubts and manifestations of children and young people regarding their sexuality becomes rather urgent. In the second part of this report I present a description of the main teaching activities developed, accompanied by a reflection about motivations and learning achieved with its implementation. Specifically, among other things, I will include the positions held, levels taught, the training activities attended, as well as the most relevant projects in which I have been involved. It should be noted that the description of these activities was based on the need to demonstrate the path of personal and professional growth, with emphasis on processes that allowed a closer relationship between teachers and students and knowledge shared. Also highlight the development of capacity for understanding through analysis of different situations shared and through which I contextualize and re-evaluate the meaning of the pedagogical activity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45837 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
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